VIDA NOS MUROS: Festival Nacional de Graffiti de Maringá
Graffiti, dança, skate e melhoria de espaços, com projetos que pensam a cidade através da arte e cultura. Enxergue a vida e olhe os muros!
A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Maringá realizou nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto o evento VIDA NOS MUROS – Festival Nacional de Graffiti de Maringá, nas dependências da Vila Olímpica, alguns centros esportivos e escolas municipais.
Neste ano contou com o apoio da Secretaria de Educação e Juventude, Cidadania e Migrantes.
O evento foi idealizado a partir do Projeto de Revitalização da Vila Olímpica, através da Secretaria de Esporte e Lazer, que tem como objetivo realizar diversas melhorias nos espaços esportivos e de lazer, criando referenciais na região, sendo verdadeiros cartões postais do município. Previamente ao evento, algumas ações já haviam sido realizadas, como a pintura do velódromo, grades e arquibancadas das quadras de areia, também as escadarias da esplanada, regularização do piso e pintura das quadras externas de basquete e quadras de Air Badminton.
Essas melhorias são importantes porque além de um polo de atividades esportivas e de lazer, a Vila Olímpica recebe eventos nacionais e internacionais de diferentes modalidades, consolidando-se como um dos pontos turísticos do município.
VIDA NOS MUROS: Festival Nacional de Graffiti
Entre as reuniões realizadas para se pensar os detalhes desse projeto, surgiu a ideia de acrescentar à Vila mais uma manifestação cultural, o GRAFFITI. Foi com essa proposta que iniciou o desenvolvimento do Primeiro Festival Nacional de Graffiti de Maringá, o ‘Vida Nos Muros’, que na verdade se tornou Internacional, pois estiveram presentes artistas de todo Brasil e Chile.
Neste ano, a segunda edição do evento criou uma exposição artística nos muros de algumas escolas municipais que também receberam muita criatividade, além de Workshop de Graffiti e Discotecagem para crianças e adolescentes na Vila Olímpica, onde todos puderam aprender as técnicas dos trabalhos, assim a população pôde colocar “a mão na massa”. Além disso, campeonato de Skate, apresentações de hip-hop, rap, DJs, recreação e lazer, food truck, Batalha da V.O, entre outras atrações que fizeram a alegria do evento.
Muitas famílias aproveitaram todos os dias de evento, uma ótima oportunidade para ocupar os espaços públicos de lazer da cidade, com novas personalizações de ambiente, o que gera mais valor no olhar das pessoas. Sem dúvidas, crianças, jovens e adultos terão um dia bem mais inspirador e colorido ao passar pelos ambientes que ganharam vida através dos muros de Maringá.
Fotos por: Vinicius Azevedo, Camille Lima e Ryan Bernardo
- Derek lança “Shots e Shots” o primeiro single do seu novo álbum
- Xamã lança “Estrela do Mar” com participação de Major RD e Paulo Alvarez, CEO da Pineapple
- César MC faz sua 3ª participação no Poesia Acústica e se prepara para explorar novas sonoridades
- Bea Carneiro se une ao rapper Venâncio em “Me Faz Mergulhar”, 1ª faixa de seu EP autoral