O mundo, no geral, está em constante mudanças. A cada ano que se inicia, as coisas estão acontecendo de forma mais rápida e isso se reflete na indústria musical, principalmente quando o assunto é inovação e novas tendências de consumo. Segundo Dani Faria, sócia da K2L Empresariamento Artístico e CEO do selo Urban Pop, antes a preocupação era com o produto físico que ia para as prateleiras, já hoje, com o digital, o foco é na comunidade: no fã.
Pensando nessas transformações, a empresária separou uma lista com as principais tendências na música em 2023. Confira abaixo:
A primeira dica é focar no direcionamento do seu trabalho. O mercado brasileiro é um dos top players de consumo de música digital, mas grande parte desse número está concentrado em São Paulo, assim, Dani revela que a cidade passa a ser a melhor região para enfocar as canções. Segundo dados divulgados pela Fan Study, São Paulo lidera o ranking de cidades que mais consomem novidades do mundo da música, tendo 700 milhões de plays em novos conteúdos musicais só no Spotify.
Outro ponto importante a ser considerado são os catálogos. “As músicas e artistas que desafiam o tempo e se mantêm relevantes até hoje são uma forte fonte de capital. Sendo assim, a compra e venda desses repertórios famosos vai continuar sendo uma constante esse ano”, diz Dani Faria.
A empresária também chama a atenção para a nova novidade do Youtube: a monetização do “Youtube shorts”. A partir de 1° de fevereiro, os criadores de conteúdo inscritos no programa de parcerias do youtube (ypp) podem ganhar dinheiro com as visualizações de shorts e isso pode ser uma ótima oportunidade de divulgação para os artistas.
A última dica, mas não menos importante, é a atenção no Tiktok, já que a plataforma vem dominando a internet. No ano passado, a empresa do grupo byte dance fincou seu lugar na indústria e promete ganhar cada vez mais espaço no mercado, sendo uma das grandes tendências musicais para acompanhar em 2023.