AçúK é o novo contratado da UCLÃ e o detroit “Touchdown” já tá na pista
Com o hit “Illuminati” no Top50 Virais do Spotify, AçúK repete parceria de sucesso. Danike e Shark47 também estão em seu primeiro single oficial pela gravadora carioca.
Seguindo o caminho do drill e do grime que entraram em alta no Brasil, ao que tudo indica, o detroit está em ascensão no país. O detroit é um subgênero do trap, que surgiu por volta de 2010 em Michigan, nos Estados Unidos. O estilo incorpora a batida 808 na percussão e um flow mais dinâmico.
Sempre atenta ao movimento do mercado de urban music, sobretudo, ao que diz respeito às vertentes do trap, a UCLÃ acaba de assinar com um dos precursores do detroit nacional. O rapper AçúK agora faz parte da gravadora carioca, conhecida por estar entre as maiores de trap do Brasil, com mais de 420 milhões de views no YouTube.
Inclusive, já tem single de estreia. Depois de entrar para o Top50 Virais do Spotify com o hit “Illuminati”, na última semana, AçúK, mais uma vez, se une a Danike e Shark47. Com beat de Mathinvoker e Mindu, “Touchdown” será o seu primeiro single oficial pela UCLÃ. O som, claro, é um detroit e chega pelas principais plataformas de áudios nesta quinta-feira (17).
“Touchdown” também ganhou clipe. Com imagens gravadas no campo do Rio de Janeiro Captains, o audiovisual traz uma referência a pontuação máxima do futebol americano. Para conferir, basta acessar o canal da UCLÃ no Youtube.
Trajetória de AçúK
Natural de São Gonçalo e cria da favela do Brejal, Luccas Braga, mais conhecido como AçúK tem 22 anos, e começou cedo na música. Aos 15 já rabiscava as primeiras letras, inspirado por nomes como Cone Crew, Felipe Ret e MV Bill.
Quando o assunto é o detroit, AçúK conta que suas referências vêm das músicas de YN Jay e Rio da Yung. “Os Migos, claro, não tem como não serem parte disso, e também curto muito o Nav. Aqui no Brasil, ouço muito meus amigos, além dos moleques do nordeste, da Hash”, aponta.
O detroit chegou de forma natural às composições de AçúK. Ele conta que foi no estúdio mesmo que descobriu sua afinidade com o gênero. “O produtor Nava estava fazendo essa wave e tentando trazer a gente pra perto. É a vibe perfeita pras ruas do Rio de Janeiro, pois conseguimos trazer uma parada mais criminal e ao mesmo tempo cômica”, explica o novo contratado da UCLÃ.
Ainda de forma independente, AçúK já coleciona singles de grande expressão, além de feats com nomes como Sueth e Sobs, Entre suas músicas mais conhecidas destaque para “Illuminati”, que ultrapassa a marca de 1,5 milhões views no YouTube, em parceria com Danike e Shark4.
Sobre a nova fase da carreira, AçúK revela que já existia uma expectativa para que em algum momento a parceria fosse oficializada. “O Sueth é meu amigo há alguns anos, e acabei conhecendo os demais e tendo uma relação e sintonia com toda rapaziada. E por ser uma gravadora que se mantém há muito tempo em um mercado que várias outras surgiram e algumas ficaram pelo caminho, minha expectativa sempre foi de em algum momento fazer parte da banca. Estou muito feliz”, comemora.
E daqui para frente, o projeto é tornar-se referência do detroit e projetar a carreira cada vez mais longe. “Agora é trabalhar pra me tornar o número 1 do detroit no Brasil, mas sem limitar minha música. Quero continuar explorando novos gêneros e subgêneros do trap”, conclui AçúK.