Nesta semana saiu em vários portais de notícias que o rapper Djonga, foi notificado por Carmelo Maia, filho do cantor Tim Maia, por utilizar trecho da música “Contacto Com o Mundo Racional”, sem autorização.
Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, os advogados de Carmelo Maia notificaram o rapper mineiro pelo uso da obra sem autorização, na música “Eterno” do álbum, “O Menino Que Queria Ser Deus”. (2018)
Em nota oficial divulgada por Djonga e sua equipe diz que: “desde o momento que tomou conhecimento da notificação, Djonga se mostrou disposto a abrir um diálogo com Carmelo Maia, tentando a negociação”.
Afirmando que inclusive ambos chegaram a concordar em um valor pelo uso da obra. Contudo, Carmelo Maia propôs uma divisão de fonograma que é abusiva e fora de qualquer padrão seguido pelo mercado, o que inviabilizou a formalização do acordo.
Além disso, a nota oficial de Djonga afirma que foram feitos ataques pessoais e ofensas ao trabalho de Djonga por parte do advogado de Carmelo Maia. Os termos exigidos por eles, pressupunham que os direitos fonográficos e autorais (a obra inteira) de Eterno, deveriam passar a ser de Carmelo Maia integralmente (100%), dando a entender que Djonga é Coyoye não trabalharam artisticamente e integralmente na obra “Eterno”.
Por fim, a nota oficial fala sobre a arte de samplear dentro do Hip Hop:
“SAMPLEAR faz parte da cultura Hip Hop e, quando a música foi feita, o artista estava em outro momento de sua carreira. Não à toa, no momento atual, Djonga se dispôs a conversar a respeito.
Banda de Lucas Koka Penteado, TRIPLX anuncia disco para Julho e lança single “Se Liga Lóki”
Pineapple lança POESIA ACÚSTICA 11 – NADA MUDOU, com Xamã, Lourena, MC Poze, Cynthia Luz, L7nnon, Chris MC, Azzy e MC Ryan SP
INÉDITO: Conheça a nova Escola de Hip Hop que fica em Porto Alegre