Sociedade

Manifestantes derrubam estátua de vendedor de escravos do Séc. XVII – Edward Colston

"Racistas otários nos deixem em paz". Um dos traficantes de escravos do século XVII "Edward Colston" teve sua estátua derrubada em Bristol.

Neste final de semana ocorreram manifestações anti racismo no mundo inteiro, entre os países que tiveram algumas partes menos pacíficas, na Inglaterra (Reino Unido) os protestantes derrubaram finalmente uma afronta ao povo preto, a estátua de Edward Colston.

Ele foi um comerciante local que conseguiu fazer fortunas com o tráfico de africanos, sendo um dos principais fascistas que traficava escravos para trabalhar nas Américas. “O Reino Unido também é culpado”, relatava um dos cartazes erguidos pelos britânicos.

A estátua de Edward Colston que viveu entre (1636-1721), foi erguida em 1895 pela supremacia branca. Estima-se que ele tenha negociado o transporte de 84 mil homens, mulheres e crianças no final do século 17.

Manifestantes derrubam e jogam no rio estátua de traficantes e escravos Edward  Colston
Manifestantes jogam estátua de Edward Colston no rio que corta a cidade!

Confira: Xaga está trabalhando em novo álbum “Touché”.

Prefeito diz que resgatará estátua para deixar em Museu, já que “Edward Colston” fez parte da história da cidade de Bristol

Durante protesto na cidade de Bristol, os manifestantes utilizaram cordas e muitos braços em prol do objetivo. Conseguindo finalmente derrubar a estátua, – rodaram pelas ruas até encontrarem um rio que corta a cidade, desse modo dezenas de braços agarraram nela, – e jogaram com o propósito de ser levada pelas águas.

Um grito de vitória em meio a tudo que acontece ao redor do planeta, segundo a imprensa local a “homenagem” ao racista não era bem aceita pela população e já acumulava diversas petições, a sua última com mais de 10 mil assinaturas. Contudo, não precisamos mais esperar o governo local tomar alguma atitude.

O prefeito Rees afirmou que resgatará estátua do rio, porém “a presença de uma homenagem ao Edward Colston é uma afronta a minha história, que sou descendentes de Jamaicanos. E certamente com toda a população afrodescendente”.

Mas final, isto é apenas um reflexo e desabafo de toda opressão histórica sofrida pelo povo preto. Certamente ainda precisamos derrubar dezenas de estátuas de racistas e lutar por direto, justiça e igualdade. – O fascismo e preconceito dos últimos 3000 anos tem que acabar!

Enfim, assista o vídeo do momento de fato em que ela é jogada no rio:

Compartilhar:

Mateus Araújo

CEO do Portal Rap Dab, criado em 2017. Estudante de Marketing e da vida! Busco agregar valor ao Rap Nacional com notícias, papo reto e muita ideologia em meio o meu corre. Respeito é a base de tudo!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo