Mais treze “Mc’s Independentes”, para você conhecer melhor em 2020
Já sabemos muito sobre o Rap Nacional, mas pouco sobre os nossos mc's independentes que crescem cada vez mais. Já são 39 nomes divulgados neste projeto.
Já são pelo menos 39 nomes de “Mc’s Independentes” divulgados apenas neste ano. Com diversos estilos musicais apresentados como, Boombap, Trap, Acústico, G-funk, Sad song, todos chegando com muita versatilidade.
Dessa forma vemos os novos artistas se comportam com autenticidade, elevando a auto estima, diferente do que vivenciávamos anos atrás, quando mc’s brasileiros queriam (alguns ainda querem) ser igual os gringos.
Imitando sua vestimenta, lírica emposta em meio aos versos, copiando em certo ponto até o “flow” encaixado com a língua americana, “traduzida” para o português. Mas a diferença da cultura Hip Hop no Brasil, é o grande poder de voz dos nossos mestres de cerimônia.
Projetos independentes
Vemos em projetos grandiosos ou focados em temas, como este do rapper Nog (Costa Gold) com o produtor @eaedaddy, que aproveitaram a época de covid-19/quarentena, para iniciar com força máxima versos de inspiração em meio ao caos, convidando dezenas de Mc’s, independentes ou não. Assista!
Ainda que o TRAP seja o ritmo mais “copiado” por artistas locais, com toda certeza podemos ver diferença de quando uma música é inspirada em outra, de quando é feito um REMIX sobre determinada canção, ou quando ela é somente copiada sem mais intenções, além de conseguir “hype” em cima dela.
Por exemplo, o clipe “Modo F” do rapper Coruja Bc1, que saiu como um remix do americano “J. Cole – A Tale of 2 Cities“, mas que traz realidade periférica brasileira, em reflexões profundas sobre nosso sistema, atacando sem dó os Mc’s que focam apenas em hype momentâneo:
“Pois quem só olha pra views é cego
Se pá cês fumaram crack da fama
Tão igual porco na lama tendo overdose de ego”
Fortaleça o Rap Nacional
Portanto, precisamos ajudar nossos Mc’s independentes a crescerem em meio a cena, ganhando visualizações em plataformas digitais que é a parte lucrativa, trazendo reconhecimento através de matérias e postagens em redes sociais, com retorno orgânico e engajando o público do R.A.P para ajudar este movimento.
Embora a maioria dos portais da cultura no país, não focarem nesta questão, estamos comprometidos com esta meta para fazer a diferença em meio a caça de HYPE. Se você é ouvinte do gênero, ou trabalha com o rap nacional, ajude-nos com este objetivo e fortaleça semanalmente os Mc’s independentes.
Enfim, neste terceiro vídeo do ano, representando o mês de Março trazemos mais 13 artistas com visões diferentes. Totalizando 39 Mc’s Independentes já divulgados em três meses.
Fortaleça os rappers abaixo, independente da questão financeira ou views, todos precisam de maior atenção: