
Projeto Jusante inicia a segunda fase do projeto com o lançamento de “SEMENTE”. A parceria entre Lucas Afonso e Dani Turcheto chega pra mostrar autenticidade na cena e enaltecer o movimento do SLAM.
O Projeto Jusante nasceu da fusão musical de células rítmica brasileiras com beats gringos em 2024, amalgamando tambores e sintetizadores. Ao todo 9 faixas instrumentais compostas por Dani Turcheto, ganharam versos de nove expoentes do movimento poético do SLAM do Brasil no ano passado.
A primeira fase do projeto contou com nove poetas do SLAM, dentre eles:
– Roberta Estrela D’Alva
– Nelson Maca
– Luiza Romão
– Daniel Minchoni
– Luz Ribeiro
– Apeagá
– Matriarkak
– Akins Kintê
– Luz Ribeiro
– Nathalia Kariri Leal
Sobre a produção do trabalho, Dani comenta:
“Logo que os primeiros grooves foram surgindo, pensei nos trabalhos do poeta e músico Gil Scott Heron e do The Last Poets que de maneira precursora e seminal para o rap, colocavam suas poesias faladas em cima de bases musicais. Entendi que as músicas compostas também serviriam como ótimas bases para receber poesias faladas” – Tucheto.
A poeta Anna Zêpa ficou responsável por fazer a curadoria do projeto e ela trouxe nove nomes representativos da cena SLAM, para formar esta Jusante musical, que também conta com Pipo Pegoraro na produção ao lado de Tucheto.
A segunda fase do projeto ganhou vida agora no mês de março de 2025 com o lançamento da faixa “Semente” que chega com participação de Lucas Afonso e Dani Turchete.
Para as próximas edições o Projeto Jusante já confirmou as poetas Kimani, Tawane e o poeta Tom Grito. Os próximos lançamentos ocorrem em Abril, Maio e Junho.
Ouça agora “Semente”: