Os lançamentos de rap nacional de abril estão aqui no Rap Dab. Vem ouvir!
Nomes como Matuê, MD Chefe, Orochi, MC Luanna, Borges, Clara Lima, Duzz, Sueth, Sobs, AçúK, Duquesa e Amabbi assinam os singles em destaque do mês.
Mais um mês que promete muita música, até porque tem bastante feriado para embalar pela frente! Depois das águas de março, aqui estão os lançamentos de rap nacional de abril. O Rap Dab indica abaixo alguns desses sons, que com certeza vão entrar para as playlists dos fãs das mais variadas vertentes do gênero preferido aqui do portal.
A lista dos lançamentos de rap nacional de abril é redigida em ordem alfabética e atualizada toda semana até o final do mês. Confira agora!
Amor Bandido – MC Taya, Chris MC e DJ Mu540
Após sucesso no YouTube, MC Taya libera “Amor Bandido”, single em colaboração com Chris MC e DJ Mu540, através das plataformas de áudio. Com a produção de Mu540, a sonoridade da música traz uma clássica batida de funk, especialidade do produtor, que também esteve presente em “Betty Boop”. Já para a letra e o clipe, Taya e Chris retratam uma paixão avassaladora, mostrando um casal que vive um “Amor Bandido”.
Air Force – BIAB e Black Queen
A cantora e compositora BIAB, em parceria com Black Queen, lança “Air Force” pelas plataformas de áudio. O single fala sobre o amor não correspondido e como esse processo pode ser doloroso. Nome da nova geração da MPB, BIAB traz sempre uma pegada de R&B e soul. Em “Air Force”, suas referências ainda se unem a mistura de Black Queen, que trabalha com elementos do R&B, neo soul, trap e drill. As artistas esperam que a música seja recebida com muito carinho pelo público, assim como ela foi feita, com a intenção de acalentar corações.
Arrependida – MC Kekel e Nog
MC Kekel apresenta “Arrependida” em parceria com Nog. Disponível nas plataformas de áudio, o single também ganhou clipe gravado em São Paulo. “Arrependida” retrata um relacionamento conturbado em que a parceria tenta chamar a atenção do parceiro de diversas maneiras e acaba sendo trocada por outras mulheres. A letra também aborda o tema da infidelidade e da inconstância nos relacionamentos.
Assault (Jóias no Pulso) – Mainstreet
Orochi, Poze do Rodo, Oruam, Borges e Chefin estão em “Assault (Jóias no Pulso)” e abrem a lista de lançamentos de rap nacional de abril. A faixa é a sétima do projeto Assault, idealizado pela Mainstreet, com mais de 300 milhões de streamings nas plataformas de aúdio em todas as edições. “Assault”, “Assault (Crime Perfeito)”, “Assault (Quarentena)” e “Assault (Angra)”, Assault (Rio)” e “Assault (Carro Forte)” antecedem o novo lançamento, liberado em cinco de abril. Seguindo o sucesso das edições anteriores, a prévia de “Assault (Jóias no Pulso)” iltrapassa os seis milhões de visualizações nas redes sociais.
B.E.D (remix) – Manocchio e DJ NB
Jovem aposta do trap, Manocchio assina “B.E.D. (remix)” em parceria com o produtor DJ NB, já disponível nas plataformas de áudio. O single é um remix da música original do artista Jacquees. Com referências de R&B, o refrão traz alguns versos que são uma releitura da letra e da vibe original, porém, com bastante da identidade de Manocchio. “Pensamos em abrir essa nova fase com um som que traga um pouco das minhas referências e estética”, explica o trapper. O clipe também chama atenção por imprimir uma estética criativa que foge do clichês quando o assunto é love song. O audiovisual ainda traz mensagens subliminares do que está por vir nos próximos lançamentos.
Calma Amor – PZR
“Calma Amor” é o primeiro lançamento de PZR em 2023. Com produção de Arcanjo Beat, a música já está disponível nas plataformas de áudio. Como o nome sugere, “Calma Amor” é um love song baseado em um romance que cura. Inspirado em sua namorada, que também é mãe de sua filha, o single revisita a história do amor que ele conheceu após de ter largado seu estado para viver de música no Rio de Janeiro. Agora, o csal vive juntos construindo sua família, histórias e músicas.
Combate – MC Luanna e Tasha & Tracie
Três dos maiores nomes femininos do rap atual, MC Luanna e a dupla Tasha & Tracie estão juntas em “Combate”, disponível nas plataformas da áudio. A faixa faz parte da mixtape “Músicas Pra Sair Na Mão”, projeto organizado pelo RAP, falando. Produzida por 808 Luke, “Combate” faz exatamente o que o nome diz: bate de frente com o ouvinte, trazendo rimas ferozes – especialidade das três rappers envolvidas. A batida dá destaque completo para as vozes cheias de confiança de Tasha, Tracie e Luanna, cada uma tendo um momento único para brilhar no novo som.
Conexões de Máfia – Matuê e Rich the Kid
Matuê expande as fronteiras do trap e lança a aguardada música “Conexões de Máfia”, em parceria com o rapper norte-americano Rich the Kid. Esperada pelos fãs há dois anos, a colaboração entre os artistas alcançou mais de 15 milhões de visualizações em menos de 24 horas no perfil de Matuê somente com uma prévia. Sem falar no teaser com cinco milhões de visualizações no Instagram e no Youtube, também em menos de 24h. Agora, “Conexões de Mafia” chega às principais plataformas digitais e com um videoclipe no canal da 30PRAUM. Em apenas 30 minutos, a marca de um milhão de plays já estava superada.
Donas do Jogo 2 – Clara Lima, MC Luanna e Duquesa
A Tropa do Bruxo une um time de peso para o lançamento do single “Donas do Jogo 2”. Clara Lima, MC Luanna e Duquesa assinam o single com produção musical por Rizzi Get Busy. Sem aliviar nas linhas, as rappers cantam sobre suas conquistas e a força da mulher preta. Em seu verso, por exemplo, Clara Lima fala sobre a mudança de vida alcançada através da carreira e a inspiração em referências como Dina Di, Kmila CDD e Negra Li. Já disponível nas plataformas de áudio, “Donas do Jogo 2” também ganhou clipe com estreia no canal da Tropa do Bruxo.
Fazendo Dinheiro – Clara Lima feat. Danzo
“Eu quero: pretas e pretos fazendo dinheiro”. É isso que entoa o refrão do hit de Clara Lima e Danzo. A faixa, divulgada no álbum “Além”, ganhou videoclipe com direção de Lucca Mendonça. “Fazendo Dinheiro” traz mensagem de prosperidade e superação. Dialogando com a história dos artistas – dois jovens pretos que conseguiram conquistar seu espaço no mundo da música – a letra retrata a realidade que os rappers encaram no dia a dia. No videoclipe, Clara e Danzo estão em uma mansão com um objetivo: retratar a mudança de vida, conquistas e conforto que querem para os seus. Sob o olhar do diretor Lucca Mendonça, o audiovisual complementa a mensagem que os artistas trazem na música.
Faz Tempo – ike feat Papatinho
Entre as apostas da Sony Music, ike lança “Faz Tempo”, em parceria com Papatinho através das plataformas de áudio. A música fala sobre a dificuldade em estar distante da pessoa que se gosta e não vê-la com a frequência que gostaria. “Faz Tempo” também ganhou clipe com participação de ambos os artistas. A faixa faz parte do primeiro álbum de ike, “Poema de Bandido”.
Gatinha da Sul – BADZILLA, Kaio Viana e F.R.ED
“Gatinha da Sul” é mais um lançamento que prepara a chegada do EP de estreia de BADZILLA, previsto para o primeiro semestre. Formado pelo pelos produtores musicais Tuti AC (baixista do Medulla) e LAN (do projeto SAVINO), o BADZILLA explora, em “Gatinha da Sul”, vertentes familiares como trap e funk, sem perder a singularidade do estilo urbano latino, inspirado nas raízes colombianas de F.R.ED. Os versos em espanhol do cantor comlombiano costuram com as rimas do sergipano Kaio Viana, resultando em uma canção com a identidade de ambos. “Gatinha da Sul” está disponível nas plataformas de áudio e também no YouTube.
Homem de Negócios (Pediu Fogo) – Sueth, Duzz, Sobs e AçúK
Após se tornar o primeiro selo de rap brasileiro da Universal Music, a UCLÃ apresenta seu lançamento de estreia pela maior gravadora do mundo. “Homem de Negócios (Pediu Fogo)” chega através das plataformas de áudio. A prévia já ultrapassa meio milhão de visualizações nas redes sociais, além dos 10 mil comentários, no desafio lançado pelos artistas. Não à toa, o single é o escolhido para brindar a nova era da UCLÃ. Com beat de Peu e Skyline, o trap “Homem de Negócios (Pediu Fogo)” tem versos de Sueth, Duzz, Sobs e AçúK. O lançamento também ganhou clipe com direção de Tpires.
Jogando Sujo – Triunfo & Enzo Bala
Representando a voz à Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o grupo Triunfo lança “Jogando Sujo” através das plataformas de áudio. Fruto de uma colaboração com rapper Enzo Bala, o trio revela o afrobeat inspirado em um amor entre uma dama e um vagabundo. A canção é o resultado de uma experiência que visa levar ao público uma música diferenciada, focada nas batidas. Dessa forma, o Triunfo inova apresentando ao público brasileiro uma faixa com inspiração nos beats africanos. “Jogando Sujo” também ganhou clipe com direção de Luis Luix.
Larga Essa Vida – MC Luanna e Marquinho no Beat
Já disponível nas principais plataformas de áudio, “Larga Essa Vida” está entre os mais aguardados da parceria entre MC Luanna e Marquinho no Beat. Antes mesmo da divulgação, já ultrapassava um milhão de visualizações, chegando fácil a lista de lançamentos de rap nacional de abril. A prévia do som ganhou trend no TikTok e fez barulho com sua batida envolvente e marcante. Na lista de lançamentos de rap de abril, “Larga Essa Vida” ainda anuncia o novo álbum de Marquinho no Beat, sendo a faixa-foco do disco. Não à toa, estreia com três versões de clipe nos canais de MC Luanna, Marquinho no Beat e da Original Quality.
Maridão – MD Chefe feat Orochi, Borges e Feek
Após o lançamento do álbum “Baby Chefe”, MD Chefe apresenta “Maridão“ através das plataformas de áudio. Em parceria com os cantores Borges, Orochi e Feek, e produção de Kizzy, o trap fala de prazer, luxo e elegância. Na mesma data do lançamento, MD ainda abriu a venda da sua marca de licor de whisky “Mr. Lion”. MD é sabidamente um especialista na bebida e desde que anunciou a criação de sua marca há muita expectativa. Seguindo a linha de ostentação, sofisticação e empoderamento que marca seus recentes lançamentos, “Maridão” também ganha clipe, com direção de Cherry Rocha e produzido pela Saga Filmes.
Mas Existe um Lugar – Cryzin e Kaio Viana
Cryzin se une a Kaio Viana no single “Mas Existe um Lugar”, já disponível nas plataformas de áudio. Em poucos dias, a música – estreia de Cryzin no Spotify – atingiu o Top 50 e rendeu ao artista mais de 535 mil ouvintes mensais na plataforma. Sem falar nos mais de 210 mil vídeos criados somente na página oficial da música, sendo destaque no TikTok e impactando milhões de usuários todos os dias. Produzida por Noemi Leal, “Mas Existe um Lugar” também é Top 15 nos vídeos em alta do YouTube ao lado de nomes fortes da cena como Orochi, Oruam, KayBlack, Veigh, Vulgo FK e MC Hariel.
Menos de Um Mês – Vk Mac e Duzz
Vk Mac e Duzz estão de volta e apresentam “Menos de Um Mês”, disponível através das plataformas de áudio. A música anuncia o EP “Lágrimas em Notas”, confirmado para muito em breve. Atendendo a pedidos dos fãs, a compilação dá continuidade ao single “Lágrimas em Poças”, trazendo os mesmos ideais e reflexões, mas agora, pós-lágrimas em poças. Todo o projeto tem gravação como resultado de uma imersão de Vk Mac e Duzz no Espírito Santo por cinco dias. Ambos os artistas esperam tocar o coração dos fãs e trazer ainda mais emoção para a cena musical.
Na Mente – Amabbi
Amabbi apresenta “Na Mente”, em colaboração com o rapper carioca Oik. Já disponível nas plataformas de áudio, “Na Mente” traz elementos específicos do detroit, como clássico piano sombrio que pode ser ouvido na introdução. O beat característico do subgênero é a base perfeita para Amabbi destilar toda a sua eloquência, na qual a artista se utiliza de um flow com rimas ácidas. “Na Mente” também ganhou clipe, gravado no Rio de Janeiro com uma estética urbana que completa a vibe a do som.
Nikeboy 2 – Krawk feat BC Raff
Krawk está de volta com a aguardada “Nikeboy 2”, disponível através das plataformas de áudio. Com participação de Raffa Moreira e produção de Jay Kay, a música faz parte do novo álbum do artista, intitulado “Trajadão de Fé”. Imprevisível, “Nikeboy 2” é uma música pensada linha por linha, cheia de plot twists, que promete surpreender o público. A faixa também ganhou videoclipe com direção de Fabricio Nogueira.
Paraíso – Fabio Brazza
“Paraíso” é o novo single de Fabio Brazza com produção de Paiva Prod. Disponível na plataformas de áudio, o som, que entra aqui na lista de lançamentos de abril, também conta com clipe no Youtube do artista. Dirigido por Guilherme Nunes, o vídeo conta de maneira poética a história narrada pelo artista, considerada por ele uma das mais emotivas da sua vida. A faixa, que faz parte do álbum “Dias Mulheres Virão”, conta uma história verídica e emocionante que aconteceu com um de seus fãs.
Ponto de Brasa – Chynthia Luz e Zaac
Cynthia Luz explora novas sonoridades em “Ponto de Brasa”, parceria de influência pop latina com Zaac, sob a visão do produtor musical uruguaio Cabrera. Já disponível nas plataformas de áudio, a faixa é a primeira amostra do projeto de seis músicas intitulado “Afetropia”, previsto ainda para o primeiro semestre. A voz visceral de Cynthia combina com a sonoridade latina e a letra sensual da faixa. Com direção de Felipe Vieira, o clipe de “Ponto de Brasa” embarca no clima sensual da música e nos leva a uma noite de dança, paquera e envolvimento. Com participação dos dois artistas, o vídeo transmite a atmosfera envolvente do som.
Tarde D+ – Rico Salasam
“Um jovem negro, gay, desbravando suas primeiras impressões sobre afeto, amor e coisas que deram certo e coisas que não deram certo”. É desta forma que Rico Dalasam define a trilogia que iniciou com o disco “Dolores Dala Guardião do Alívio” (2021) e que ganhou continuidade com o EP “Fim das Tentativas” (2022). Agora, o rapper, cantor e compositor paulistano está prestes a apresentar o terceiro capítulo da narrativa que acompanha o percurso deste determinado corpo. Trata-se do álbum “Escuro Brilhante”, previsto para junho. Antes, contudo, ele cria um elo entre os trabalhos com o videoclipe de “Tarde D+”. A faixa que integra “Fim das Tentativas” e simboliza o reconhecimento da autonomia e do amor próprio como forma de cuidado.
Testemunho – VICTIN
Com faixas que ultrapassam milhões de visualizações nas plataformas digitais, VICTIN confirma o álbum “God feat Me”. E para anunciar a chegada do novo disco, o rapper cristão entrega mais uma amostra do que está por vir. “Testemunho” já está disponível nas plataformas de áudio e, além de estar aqui na lista de lançamentos de rap nacional de abril, também conta com vídeo visualizer. Como gosta de fazer em suas composições, VICTIN coloca sua vida, sua história, como fonte de inspiração. Em “Testemunho”, o artista fala sobre como Deus agiu em sua vida: “Porque ele vive, eu posso crer no amanhã. As coisas de Deus não têm explicação. Milagre não se explica, milagre se vive, de Deus não duvide. Olha pra mim, hoje eu tô vivão”.
VEJA MAIS: