Diretamente de Bangu, artista independente euBraga, lança o clipe “Preto”
Diretamente de Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Rafael Braga, artisticamente conhecido como euBraga, tem 35 anos e estreia na caminhada da música agora, em 2022.
“A escrita sempre fez parte da minha história. Os pequenos diários e anotações, as poesias e histórias. Papel e caneta nunca estiveram distantes”, diz o artista. Seu contato com a música começou ainda na adolescência, quando um grande amigo dava aulas em uma igreja próxima de sua casa. A oportunidade de transitar por vários instrumentos e de se apresentar junto a um grupo, foram experiências fundamentais para o euBraga, chegar com muita autenticidade e maturidade na cena.
O artista que se formou no curso básico da Escola de Música Villa-Lobos, no Centro do Rio, fez o curso de percussão popular e ao longo dos anos, foi se aprofundando através de experiências pessoais.
“O contato com novos instrumentos e toda a brasilidade tornou a minha experiência com a música, ainda mais rica e me ajudou a resgatar toda a essência. Porém, só agora na fase adulta, depois que o RAP finalmente entrou na minha vida, foi quando percebi que não fazia mais sentido deixar de juntar o meu amor por escrever, com toda a minha bagagem musical construída“, comenta euBraga.
“A música foi a maneira que encontrei de conversar com os meus. Por muito tempo eu não fazia ideia de como a realidade da favela e de toda a população negra é urgente em todos os aspectos. Somos ensinados a naturalizar grandes absurdos em prol de uma burguesia egoísta e mau caráter. Quando finalmente abri os olhos, o meu primeiro pensamento foi que mais ninguém deveria continuar na escuridão.”
O seu último lançamento intitulado “Preto“, aborda sobre os reflexos que a população negra enfrenta até hoje, por seu passado colonialista. E a gente percebe o resgaste da ancestralidade e as verdades vividas pelo povo negro sendo já dissecada nas primeiras linhas da canção. O beat dialoga diretamente com a temática e todo o trabalho se unifica quando a gravação do clipe se roteiriza perfeitamente.
“Tudo precisava ser feito por pessoas que conheciam essa realidade“. Assim seu primeiro trabalho envolveu cerca de 25 pessoas que vieram da mesma realidade, que por muitas vezes é esquecida… mas que em conjunto, mostrou todo o poder e força que tem quando se trabalha em união e comunidade.
“A música Preto por mais que tenha seu lado sensível, destaca toda minha luta como artista e do povo, firmando já um marco em minha carreira. Ecoar vozes e potências na realidade que assola nosso país, torna esse manifesto com viés artístico; mas também algo com muita verdade e essência. Música preta pra gente preta“, finaliza o cantor.
Confira agora o lançamento “Preto”. A faixa conta com a produção feita por Deryck Cabrera:
Siga o artista nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/eubraga/
Ficha Técnica:
Música:
Autores: euBraga e Deryck Cabrera
Letra: euBraga
Produção Musical: Deryck Cabrera / @deryckcabrera
Mix e Master: Deryck Cabrera
Captação: Estúdio Casa do Meio – Renan Guerra / @casadomeio_
Clipe:
Roteiro: euBraga e Nayara Marques / @naaym
Produção: Nayara Marques
Direção: Navarro / @navarro.mov
Assistente de Direção: Arial / @s2sweetheart
Edição e Finalização: Navarro
Direção de Fotografia: Arial
Direção de Arte: Yago Gonçalves / @yagogoncalvesph
Computação Gráfica: Rafael Braga (euBraga)
Fotografia de Making off: Rafael Moreira / @viajantelirico
VEJA TAMBÉM: