Cultura de RuaDestaquesNotíciasSociedade

Tropicadelia Festival: A volta das grandes apresentações

Londrina recebe os artistas: Filipe Ret, Criolo, Marcelo D2, Cone Crew Diretoria, Froid e Cynthia Luz. Um grande festival na cidade.

Londrina volta a ser um grande palco para festivais e shows neste final de ano com uma variedade em gêneros musicais, trazendo apresentações que agradam o gosto plural do público.

Vários nomes estão de volta à cidade que possui um público apaixonado por cultura musical. E foi olhando para essa necessidade do povo londrinense que nasceu o Tropicadelia Festival, projeto idealizado pelas empresas Rause, Hype, Hype Entretenimento, NaOca e Ciro Guazzeli Eventos. O grupo promete entregar as maiores atrações da cena do rap atual em um evento que irá ocorrer no dia 12 de novembro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Com o propósito de levar alegria às pessoas através da música, dentro de um mega festival, a primeira edição do evento já contará com grandes nomes da música que estão sacudindo os topos das plataformas streamings de música.

Os shows serão distribuídos em dois grandes palcos:

O palco Tropical irá contar com os maiores nomes do rap, trap, reggae, psicodélica entre outros ritmos similares do gênero. Já o palco HYPE pretende  abrigar os grandes nomes da cena eletrônica.

Tropicadelia: os artistas

Filipe Ret

Filipe Cavaleiro de Macedo da Silva Faria, mais conhecido pelo seu nome artístico Filipe Ret, é um rapper carioca, cantor, compositor, comunicólogo, poeta e empresário brasileiro.

Iniciou sua carreira musical nas batalhas de MCs na Lapa em 2003. Seu nome artístico ‘Ret’ vem das épocas quando pichava muro. Lançou em 2009, o álbum Numa Margem Distante, mas seu  destaque nacional foi a partir de 2012 com o lançamento do álbum Vivaz. O single ‘Neurótico de Guerra’ fez bastante sucesso com o clipe no Youtube, passando em muitos canais de clipes, como MTV e Multishow.  Em suas letras, utiliza bastante da poesia, cita muitos filósofos e pensadores. 

Álbuns:

Numa Margem Distante (2009)

Vivaz (2012)

Revel (2015)

Audaz (2018)

Imaterial (2021)

LUME (2022)

Criolo

Kleber Cavalcante Gomes, mais conhecido como Criolo ou, anteriormente, Criolo Doido, é um cantor, rapper, compositor e ator brasileiro, um dos idealizadores da Rinha dos MCs e indicado ao Grammy Latino de 2019.

Muito descrito em suas músicas, cresceu no Grajaú, bairro periférico na zona sul de São Paulo, onde o cantor residiu até adulto. Por 12 anos, Criolo foi professor de artes em escolas.

Começou a escrever rap por influência dos grupos Racionais MC’S, Facção Central e RZO, foi em 2006 que lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado ‘Ainda Há Tempo’.

Álbuns:

Ainda Há Tempo (2006)

Nó Na Orelha (2011)

Convoque Seu Buda (2014)

Viva Tim Maia (2015)

Espiral de Ilusão (2017)

Sobre Viver (2022)

Marcelo D2

Marcelo Maldonado Gomes Peixoto, mais conhecido como Marcelo D2 é um dos mais notórios rappers do Brasil, é sempre lembrado como um dos artistas que mais sabem misturar o samba com a black music, fez várias parcerias com artistas de outros gêneros. 

Marcelo D2 surgiu na música brasileira em 1995, com o disco de estreia do Planet Hemp, ‘Usuário’, o som era pesado, cercado de brasilidade, carioquice e com letras que discutiam a discriminação da maconha e a liberdade de expressão. 

Em 1998, Marcelo D2 deu um tempo do grupo, gravando o álbum ‘Eu Tiro É Onda’, em que mistura samba e hip-hop, que foi reconhecida e consagrada em 2003, com o lançamento de A Procura da Batida Perfeita, seu primeiro álbum em carreira solo

Em 2004, Marcelo D2 lançou seu primeiro DVD, Acústico MTV. Seu terceiro disco solo é ‘Meu Samba É Assim’, com canções de letras autobiográficas e que mostram, além do samba e do hip hop, uma diversidade de influências de diferentes vertentes do rap.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone lançou a “Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira”, colocando Marcelo D2 em 73° lugar.

Eu Tiro é Onda (1998)

A Procura da Batida Perfeita (2003)

Meu Samba é Assim (2006)

A Arte do Barulho (2008)

Marcelo D2 Canta Bezerra da Silva (2010)

Nada Pode Me Parar (2013)

Amar é Para os Fortes (2018)

Assim Tocam os Meus Tambores (2020)

Cone Crew Diretoria

Mais um grupo que chega para o festival Tropicadelia é o Cone Crew Diretoria é um grupo rap que surgiu em 2006 na cidade do Rio de Janeiro, composto pelo beatmaker Papatinho e pelos MCs Cert, Rany Money, Batz, Maomé e Ari.

A sigla C.O.N.E tem o significado interno vindo da abreviação “Com Os Neurônios Evaporando”. 

Em 2008, o grupo lançou um demo tape de estreia, chamado Ataque Lírico”, que contava com as faixas gravadas pela equipe até então. No final de 2010, já finalizado seu primeiro álbum oficial, a Cone lançou o single “Chama Os Mulekes”, o primeiro do álbum “Com os Neurônios Evoluindo”. O álbum, lançado em 22 de março de 2011, conta com participações de Marcelo D2, Don L. e Shawlin.

Ataque Lírico (2007)

Com os Neurônios Evoluindo (2011)

Bonde da Madrugada pt. 1 (2014)

Bonde da Madrugada pt. 2 (2017

Cynthia Luz

Cynthia Luz é cantora e compositora, dona de vários hits dentro do gênero do rap, começou a sua carreira artística cantando em coral de igreja, hoje, viaja o Brasil com a sua voz inconfundível.

Pouco a pouco Cynthia foi conquistando a chamando a atenção de uma galera da música em geral, entre o rap, o reggae e o MPB, que são suas principais influências até hoje. Em 2016, Cynthia Luz lançou seus primeiros trabalhos profissionais, entre autorais. 

Álbuns:

Do Caos ao Nirvana (2017)

Efeito Violeta (2019)

Sol (2019)

Não é Só Isso (2020)

Froid

Renato Alves Menezes Barreto, mais conhecido por Froid, é rapper, cantor e compositor.

Escolheu o nome artístico Froid em homenagem ao pensador e pai da psicanálise Sigmund Freud, em sua versão simplificada para o português, o artista brasileiro decidiu trocar Freud por Froid.

Em suas musicas tenta trazer ideias sobre problemas sociais e sobre sua visão perante o mundo.

Sua carreira começou na música no ano de 2011 quando o cantor e compositor fundou com outros dois parceiros o grupo de Hip Hop “Um Barril de Rap”

Em 2017, o grupo foi desfeito e Froid seguiu em carreira solo e lançou diversos hits, ficando rapidamente notórios por sua batida e rimas filosóficas, assim agradando diversos tipos de amantes de rap.

Em 2018, Froid fez sua primeira grande turnê nacional.

Álbuns:

O Pior Disco do Ano (2017)

Teoria do Ciclo da Água (2018)

Sol (2019)

Oxigênio Corona Disco (2020)

Tropicadelia: Informações

A line-up do Tropicadelia Festival ainda não está completa, muitos artistas serão anunciados nas próximas semanas. SE LIGAAAAA, HEIN!

Não perca a oportunidade de aproveitar o festival e presenciar shows históricos em uma grande estrutura. Compre o seu ingresso aqui.

Tropicadelia Festival: Viva a experiência que só a vibe de um festival de verdade pode trazer!

Compartilhar:

Ana Carla Dias

Jornalismo e Direção de Arte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo