Ascensão da empresa mostra como gravadoras independentes tendem a dominar o espaço musical.
Antigamente, para fazer sucesso na música era necessário fechar com uma grande gravadora e aparecer nos meios de comunicação tradicionais. Levava-se anos para conseguir viver da música. Isso mudou e o grande exemplo dentro do hip hop é a Mainstreet Records. Fundada há menos de 2 anos, foi em 2021 que teve sua primeira temporada completa de lançamentos. Com mais de 15 músicos contratados, a produtora conseguiu colocar o Rap Nacional em outro patamar.
Artistas musicais têm basicamente duas fontes de receita, são elas as vendas de shows e os direitos autorais de suas músicas, os chamados royalties. Por muito tempo os cantores e djs não davam tanta importância a esses direitos, pois além da burocracia para retirada dos valores, existia um monopólio muito grande em algumas gravadoras, que amarravam contratos abusivos com novos talentos e exploravam esses valores livremente.
Esse cenário mudou com o surgimento dos streamings como Youtube, Spotify e Deezer. Outro facilitador foram as distribuidoras como a Onerpm, que em poucos cliques permite que um artista lance sua própria música em todas plataformas digitais possibilitando que elas possam ser reproduzidas em qualquer lugar do mundo. Para a divulgação surgiram as mídias sociais, frente a tantas alternativas os estúdios mais tradicionais ficaram fragilizados.
Já existem gravadoras independentes seguindo uma nova lógica de trabalho em diversos segmentos musicais, mas em alguns nichos as antigas empresas de música ainda são fortes. Essa soberania continua em regiões onde o acesso à internet é escasso. Muitas cidades do Brasil não são tão conectadas à rede como as capitais, principalmente no interior do Norte e Nordeste do país. Sendo assim, o rádio e a tv têm grande impacto no sucesso das músicas.
O impacto regional sobre o consumo das músicas pelos canais digitais, fez com que os estilos urbanos tivessem seus principais representantes já inseridos nesse novo mercado. O Rap e o Funk são destaques em plays nos streamings e também são os estilos que mais viralizam no Instagram e Tik Tok, que são hoje as mídias sociais onde os jovens passam mais tempo, segundo levantamento da Rock Content 2021.
E nesse contexto onde a música urbana vem se destacando temos a Mainstreet como líder de mercado. Atualmente a Mainstreet é a gravadora brasileira de rap mais ouvida no Spotify, possui canal com aproximadamente 1,3 milhões de inscritos no Youtube e também tem o clipe mais assistido na plataforma que foi lançado no ano de 2021 com “A cara do crime 1 – Nós incomoda” (confira abaixo).
Sediada no Rio de Janeiro, a Mainstreet Records conta hoje com 15 nomes em seu time e realizou 48 lançamentos em 2021 que contabilizaram mais de 740 milhões de visualizações no Youtube. No elenco da gravadora estão Orochi, Poze do Rodo, Bin, Borges, Bielzin, PL Quest, Chefin, Oruam, Azevedo, Shenlong, Benny Free, Maquiny, Jess, Ajaxx e Kizzy. Para entender a dimensão do sucesso da gravadora, podemos observar o top 10 de clipes musicais mais vistos no Brasil no ano passado:
Top 10 de vídeos mais vistos no YouTube no Brasil em 2021:
- Israel & Rodolffo – “Batom De Cereja“
- Os Barões da Pisadinha – “Esquema Preferido“
- Matheus Fernandes e Dilsinho – “Baby Me Atende“
- Raí Saia Rodada – “Tapão Na Raba“
- MC Don Juan, MC Davi e MC Pedrinho, DJ 900 – “Bipolar“
- DJ Boy, MC’s V7, Letto, Leozinho ZS, IG, Joãozinho VT, Davi e Kako – “Coração Gelado 2“
- Zé Vaqueiro – “Volta comigo bb“
- MC Poze do Rodo – “Vida Louca (prod. Neobeats)“
- Brisa Star ft Thiago Jhonathan – “Se Joga No Passinho“
- MC Poze do Rodo, Bielzin, PL Quest e MC Cabelinho (prod. Neobeats) – “A Cara do Crime (Nós Incomoda)”
*Lista divulgada pelo Youtube Brasil com recorte entre 1 de janeiro até 15 de novembro de 2021.
Além do incrível feito de estar entre os 10 mais assistidos, a gravadora conseguiu ser a única que aparece duas vezes no Ranking. Um de seus principais artistas, Poze do Rodo faz parte de ambos lançamentos na lista, são eles seu Single Vida Louca e outra no projeto da gravadora “A cara do crime”.
O trabalho é inquestionável, com pouco tempo de existência a empresa carioca vem quebrando recordes e mostrando solidez em seu negócio. No ano de 2022 já teve 4 lançamentos que no Youtube que superam juntos os 45 milhões de visualizações em menos de 1 mês. Entre eles estão 2 novos artistas, Chefin (212) e Oruam (Terra Prometida), que figuram entre os 10 clipes em alta no Youtube Brasil. Pode parecer mais uma estatística, porém esses números comprovam a consolidação de um trabalho e também que a gravadora sabe como lançar novos talentos.
Não é possível prever o futuro da música brasileira, porém cada vez mais o Rap e o Funk vem tomando espaço do Sertanejo, Rock e outros estilos muito significativos para a nossa cultura. A diversidade musical sempre deverá estar presente, mas fica clara a importância do novo jeito de trabalhar os lançamentos. Esse cenário só tende a crescer, como ocorreu nos últimos anos e cabe aos antigos produtores se atualizarem.