DestaquesNotíciasSociedade

Professor usa Hip Hop e Funk para ensinar Geografia e viraliza nas redes

Com um ensino de Geografia criativo e inclusivo, o professor Leonardo Vieira, da rede municipal de Belém (PA), tem viralizado nas redes sociais ao utilizar funk e hip hop para ensinar conteúdos escolares. Morador da periferia e atuando em uma escola da mesma região, ele representa um exemplo de educação conectada à realidade dos alunos.

Funk e Hip Hop como ferramentas pedagógicas

Como surgiram as paródias educativas?

A ideia nasceu da escuta ativa dos estudantes. Observando os ritmos mais presentes no dia a dia deles — especialmente funk e hip hop — Leonardo decidiu criar paródias educativas para ensinar conceitos de Geografia de forma mais próxima e divertida.

“Compreendendo o que eles mais consomem musicalmente, compus uma paródia baseada em uma música do MC Hariel, que eles escutam bastante. Isso criou uma conexão maior entre nós e facilitou o aprendizado”, conta o professor.

Ritmos periféricos no ensino de Geografia

Com composições autorais inspiradas nos ritmos urbanos da periferia, o professor aborda conteúdos como cartografia, clima e relevo, promovendo não apenas a aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também a valorização cultural e o sentimento de pertencimento entre os estudantes.

Impacto dentro e fora da escola

As aulas criativas ultrapassaram os muros da escola. Os vídeos postados por Leonardo no Instagram, no perfil @prof.vieiraleo, viralizaram e passaram a ser compartilhados por estudantes, educadores e internautas de todo o Brasil, que reconhecem na sua prática uma poderosa ferramenta de transformação.

Educação inclusiva e engajamento real

O uso do hip hop e do funk na sala de aula fortalece o vínculo com os alunos e rompe barreiras impostas pela desigualdade social. Para Leonardo, o objetivo vai além da aprovação: ele busca promover uma educação inclusiva, envolvente e significativa.

“Sou um professor de periferia que mora na periferia e entende bem essa realidade. Minha motivação é contribuir da melhor forma possível com o aprendizado dos meus alunos.”

Educação que rima com transformação

O caso do professor Leonardo Vieira mostra que a inovação no ensino pode vir da empatia, da criatividade e da valorização da cultura periférica. Sua história inspira outros educadores a buscarem alternativas para aproximar os conteúdos escolares da vida real dos estudantes.

Parabéns, professor Leonardo, por disseminar a cultura e fazer com que o conhecimento chegue de uma forma interativa e divertida pra “molecada”. O Hip Hop segue transformando vidas! 🎤🙌

👉 Clique e confira o vídeo abaixo:

Renan Inquérito anuncia show de dez anos do álbum “Corpo e Alma”
Seu som na novela: CUFA e TV Globo abrem concurso inédito
Conheça “Respira”, o novo álbum de Bia Nogueira
Siga nossas playlists no Spotify – são mais de 600 músicas!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo