Notícias

Colombiano Mcktrices vem ao Brasil através de intercâmbio cultural inédito

Ação é promovida pelo Museu da Cultura Hip Hop RS.

O Museu da Cultura Hip Hop RS promove um intercâmbio cultural inédito entre Brasil e Colômbia, trazendo para o palco principal do Rap in Cena, no dia 16 de novembro, o MC colombiano Mcktrices. Reconhecido por sua trajetória de superação e letras impactantes, Mcktrices representa a cena do rap colombiano e é uma das grandes atrações do evento, oferecendo uma performance exclusiva para o público gaúcho.

Este intercâmbio, articulado e promovido pelo Museu da Cultura Hip Hop RS, marca o início de um ciclo de trocas culturais. Em 2025, um artista ou grupo de Rap do Rio Grande do Sul será convidado a se apresentar no festival Hip Hop al Parque, na Colômbia, dando continuidade ao fortalecimento das conexões latino-americanas no cenário do rap.

Os ingressos para a apresentação de Mcktrices no Rap in Cena, no dia 16/11, no Parque Harmonia (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 333 Praia de Belas, Porto Alegre, RS)  estão disponíveis através da plataforma Sympla – Rap in Cena.

Estamos muito felizes em promover esse intercâmbio cultural, onde Mcktrices traz a potência do rap colombiano para o Rio Grande do Sul, e no próximo ano, artistas gaúchos terão a chance de expandir seus horizontes no Hip Hop al Parque“, afirma Rafa Rafuagi,  Coordenador do Museu da Cultura Hip Hop RS.

O Museu, com seu compromisso de fortalecer o hip hop como um movimento de resistência e transformação, segue sendo a grande força propulsora dessa troca rica e contínua entre artistas do Brasil e da Colômbia.

Mcktrices   

Mcktrices é um dos nomes mais influentes do rap colombiano, conhecido por sua autenticidade e uma trajetória marcada por superação e resiliência. Após perder a visão de um dos olhos e enfrentar graves desafios pessoais, ele transformou suas vivências em uma arte impactante, usando suas letras para abordar temas de luta, amor e crescimento pessoal. Com uma discografia que inclui álbuns como Desde el Universo e Proyecto Génesis, ele se destaca não apenas como músico, mas como uma voz de referência no hip hop colombiano, inspirando jovens e artistas ao longo de sua carreira. No palco, Mcktrices é um símbolo de resistência e de inovação no cenário do rap latino-americano.

Como visitar o Museu da Cultura Hip Hop RS?

Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu fica aberto para visitação de terça-feira à sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, inclusive aos feriados. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres. 

As visitas agendadas acontecem duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, sendo destinadas a grupos de até 50 pessoas. Para marcar uma visita basta acessar o formulário de agendamento – clique aqui. Toda visita agendada é guiada por mediadores que conduzem o grupo com explicações sobre as mostras em cartaz. Vagas disponíveis a partir de fevereiro de 2025.

As visitas livres são abertas ao público, não sendo obrigatório agendamento. Nesta modalidade, caso o interessado deseje ser guiado pelos mediadores, basta chegar ao Museu no horário em que se iniciam as visitas agendadas para participar junto ao grupo do dia. Mais informações sobre programação através das redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS.

Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS

Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro na América Latina dedicado ao movimento. Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos. O complexo conta com cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com  salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras. O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Compartilhar:

Portal Rap Dab

Portal Rap Dab – Tudo Sobre Rap Nacional é conhecido por agregar conteúdo à cena do estilo no Brasil. Desde 2017, o veículo independente divulga notícias tanto sobre o gênero musical quanto os demais pilares do hip hop. De forma que o rap, o DJing, o breaking e o graffiti estão entre as pautas do portal de notícias e suas redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo