Em virtude da greve do Metrô e da CPTM, Festival Ubuntu anuncia nova data para abertura do evento
As apresentações que aconteceriam no dia 28 de novembro foram adiadas para sexta-feira (01), e a abertura do evento acontece no dia 29 de novembro na Zona Sul de São Paulo
Devido a paralisação no Metrô e CPTM divulgada nesta segunda-feira (27), o Festival Ubuntu e o Centro de Culturas Negras do Jabaquara anunciam uma nova data para a abertura do evento. A 4ª edição do evento, que tem como tema “O Encontro da África ao Brasil”, agora acontecerá nos dias 29 de novembro, 30 de novembro e 01 de dezembro. As apresentações, que aconteceriam no dia 28 de novembro, foram realocadas para sexta-feira. Além disso, duas novas atrações foram confirmadas: DJ Ellen Kellen e Terezinha Malaquias.
Com uma robusta programação, incluindo as apresentações dos 14 projetos selecionados por um time especializado em cada um dos segmentos da Economia Criativa, o festival promoverá reflexões e troca de ideias dentro do tema e também sobre a importância dos editais de fomento para a arte produzida nas periferias. Para isso, o festival contou com uma super equipe de profissionais, são eles: Rafael RG, Priscila Obaci, Valquíria Rosa, Verônica Santos, Bonga Mac, Carlota Joaquina e Mônica Augusto, sendo idealizado por Amanda Leones, diretora da Versa Cultural, e realizado por meio da 2ª edição do Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens – 20/2022/SMC/CFOC/SFA da Prefeitura de São Paulo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA:
29 de novembro (quarta-feira)
- 14h00 – ABERTURA DO FESTIVAL
- 14h30 – WORKSHOP COM CURADORIA – INSCRITOS FESTIVAL
- 16h00 – ARTES PLÁSTICAS, VISUAIS E MANUAIS – LANDY FREITAS – CONEXÕES LINHA PRENDADA
- 16h30 – LITERATURA – KATMIRA – SARAU URUTU LÊ “KAT MIRA VERSOS”
- 17h00 – SARAU FESTIVAL – PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE TEREZINHA MALAQUIAS
- 18h00 – LITERATURA – JULIANA PRADO – VER A POESIA PELO OLHAR DA MATEMÁTICA
- 19h00 – RITMOS – SOM E VOZ – ALLDRY ELOISE – “DUO MARÌWÓ” – ANCESTRALIDADE E MITOLOGIA E A MÚSICA A FERRAMENTA E ELO QUE NARRA ESSA CONEXÃO
- 20h00 – RITMOS – SOM E VOZ – ARYANI MARCIANO – SHOW RISCO_DE MORRO DOCE A MOÇAMBIQUE
- 21h00 – RITMOS – CORPO – MARIAMA CAMARA – UM MERGULHO NA ÁFRICA D´OESTE
30 de novembro (quinta-feira)
- 14h30 – TEATRO – JUSSARA FREITAS – O MACACO E A LUA
- 16h00 – ARTES PLÁSTICAS, VISUAIS E MANUAIS – RODRIGO DA SILVA – TAROT SELVA DA SILVA
- 17h00 – TEATRO – ULI DIAS – ENSAIO PARA DOIS PERDIDOS
- 19h00 – RITMOS – CORPO – MESTRA SOL – APRESENTAÇÃO – COMUNIDADE JONGO EMBU DAS ARTES
- 20h00 – APRESENTAÇÃO SAMBA DE DANDARA (PROGRAMAÇÃO FIXA DO CENTRO DE CULTURAS NEGRAS)
01 de dezembro (sexta-feira)
- 15h00 – SARAU FESTIVAL – ABERTO AO PÚBLICO
- 16h00 – AUDIOVISUAL E NOVAS TECNOLOGIAS – ORUN – ORÍ(GENS)
- 17h00 – AUDIOVISUAL E NOVAS TECNOLOGIAS – RAVIH – APRESENTA “LANTERNA”
- 18h00 – DJ ELLEN KELLEN APRESENTA BLACK MUSIC – BRASILIDADES E AFRICANIDADES
- 19h00 – HIP HOP – SOTAQ – LIVE PAINTING UBUNTU
- 20h00 – HIP HOP – CRÔNICA MENDES – “SOU PRÍNCIPE DO GUETO, E MEU CASTELO É DE MADEIRA”
- 21h00 – ENCERRAMENTO DO FESTIVAL
SERVIÇO
4ª edição Festival Ubuntu
- Datas: 29 de novembro, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023
- Horários: 11h às 21h
- Local: Centro de Culturas Negras – R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara, São Paulo – SP, 04321-030
- Ingresso: Gratuito
Sobre Ubuntu
O Festival Ubuntu é idealizado pela diretora da VERSA CULTURAL e realizado graças aos esforços da equipe de produção, dos apoiadores, dos curadores e dos artistas envolvidos e vem ganhando relevância no cenário cultural brasileiro a cada edição. O seu formato permite reunir e inter-relacionar diferentes artes e variadas tradições culturais, demonstrando ser, em nosso momento histórico, uma solução inovadora e necessária para dar conta da multiplicidade de ações, eventos e possibilidades de comunicação e encontros que a contemporaneidade exige. Contribuir para o desenvolvimento da cultura brasileira é objetivo e motor principal da VERSA, e isto é plenamente realizado por meio da produção, da organização e execução do Festival Ubuntu.
Sobre VERSA
Fundada em 2012 e tendo como diretora Amanda Leones – produtora cultural, professora, atriz e pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC e Gestão de Negócios pela USP, a VERSA CULTURAL é uma empresa especializada em planejamento, produção e gestão administrativa de projetos de diferentes áreas e segmentos da cultura, como música, teatro, exposições, cinema e literatura. A VERSA sempre teve como objetivos principais a promoção do desenvolvimento cultural, a formação de público e de plateia e a difusão da cultura brasileira em suas diferentes manifestações.