Mais um mês que promete muita música. Depois dos singles de maio, segue abaixo alguns dos lançamentos do rap nacional de junho. O Rap Dab indica sons que, com certeza, vão entrar para as playlists dos fãs das mais variadas vertentes do gênero preferido aqui do portal.
A lista dos lançamentos do rap nacional de junho é redigida em ordem alfabética e atualizada toda semana até o final do mês. Confira agora!
Borboleta – Boombeat
Após um álbum, um EP e um extenso repertório dentro do coletivo de rap Quebrada Queer, a rapper Boombeat inicia sua carreira solo com “Borboleta”. Lançado através das plataformas de áudio, a música explora as particularidades de sua própria trajetória como travesti e, também, das condições enfrentadas por travestis no Brasil. De forma que “Borboleta” representa uma metamorfose musical, nascendo do casulo com grande poder e autoestima. Conhecida pelo seu speed-flow, rimas afrontosas e por nunca desviar os olhos da realidade, Boombeat traz tudo isso para “Borboleta”, em uma mistura de rap tradicional, pop e trap. O som também está altamente conectado ao visual dessa nova era, destacando a importância da autoestima como pessoa trans e de “nunca abaixar a cabeça” também através de seu clipe.
Cabra da Peste – Welisson, Doode, Arthurzim e Lil Whind
Welisson convida Doode, Arthurzim e Lil Whind para esta versão de um dos seus maiores hits. Disponível nas plaraformas de áudio, “Cabra da Peste Remix” estreia com um visualizer animado. Gravado no interior do Ceará, o audiovisual tem direção de Murilo da Paz Cearense e as artes por Joveh Sergipano. A ideia é misturar o clássico com o moderno, trazendo referências da estética visual dos famosos cordéis com as linhas reflexivas do rap. Conforme Welisson, o remix chega para evidenciar as riquezas nordestinas. “Geralmente, quando pensam no Nordeste é sempre a miséria que vem na cabeça. Então, chamei todos esses artistas nordestinos, cabras da peste, para mostrar nosso potencial, a nossa arte”.
Diferente das Iguais – MC Tikão, L7NNON e DomLaike
MC Tikão entra de cabeça em uma fase mais voltada ao trap com o lançamento de “Diferente das Iguais”, primeiro single de seu álbum de estreia. Com participação de L7NNON e DomLaike, a faixa, já disponível nas plataformas de áudio. Comemorando o dia dos namorados, o MC traz sua própria versão de uma lovesong, contando com versos apaixonados mesclados ao tom provocativo do funk proibidão.
Ela É Tóxica – Jhony MC, MC TH, Pelé Milflows e Doug MC
Conhecido como o “Rei do Tanque”, sendo o maior campeão da Batalha do TANKE, Jhony MC está de volta às plataformas de áudio. O som “Jhony Convida #6 – Ela É Tóxica”, em collab MC TH, Pelé Mil Flows e Doug MC, está entre os lançamentos do rap nacional de junho. Vale lembrar que o “Jhony Convida” é uma expressão autêntica do underground, abrangendo vertentes como drill, trap, detroit, jersey. Encabeçado pelo próprio Jhony, o projeto é uma parceria com a CMK. Inclusive, o clipe de “Ela É Tóxica” pode ser conferido no canal do beatmaker.
Era Uma Vez – Cone Crew Diretoria
A música pode ser uma bela forma de prestar homenagens e enaltecer o bom humor. Em seu novo single, o Cone Crew Diretoria une essas duas missões. Honrando o legado e a história do funkeiro Mr. Catra em um single divertido, o grupo chega às plataformas de áudio com ‘’Era Uma Ex’’. Este é o segundo lançamento do grupo que retornou à cena em janeiro deste ano com o bundle “Bug do Milênio”. Falecido em 2018, Mr. Catra é um dos maiores nomes do funk nacional e fez história com a sua voz grave e suas frases de curtição. Ele era conhecido pelos seus relacionamentos com diversas mulheres ao longo da vida e, desta vez, não seria diferente. O clipe animado conta a história de Mr. Catra voltando ao planeta Terra para mostrar aos amigos como devem tratar uma mulher que foi abandonada pelo ex-namorado.
Espero Ainda – Rico Dalasam
Rimando sobre os balanços que a vida dá quando se está sozinho, o cantor e compositor Rico Dalasam lança o single “Espero Ainda” através das plataformas de áudio. A canção é a primeira apresentada do próximo disco do artista, “Escuro Brilhante”. A síntese dos desafetos que atravessaram as histórias amorosas de Rico encontra-se em “Espero Ainda”, como uma resposta aos “foras” acumulados pelo cantor. A produção da faixa é de Dinho, LR beats, Mahal Pita e Chibatinha. O álbum “Escuro Brilhante” chega em breve, e o evento de lançamento acontecerá em 21 de julho na Áudio, em São Paulo.
Eu Amo BBW – Tropa do Matuto feat. Martelin
A Tropa do Matuto está de volta com “Eu Amo BBW”, já disponível nas plataformas de áudio. Referências quando o assunto é detroit br, AçúK, Danike e Shark47 se unem a Martelin. “Eu Amo BBW” é o primeiro single do álbum de estreia da Tropa do Matuto. Intitulado “Tropa do Matuto Vol. 1”, o disco reúne 12 faixas e está mais próximo do que nunca, previsto ainda para o julho. A Tropa do Matuto marcou seu nome com o sucesso de “Illuminati”. O hit ultrapassa os sete milhões de views no YouTube, além dos cinco milhões no Spotify. Desta vez, o novo single chega com produção assinada pela label carioca que se tornou o primeiro selo de trap br a fazer parte da maior gravadora do mundo, a Universal Music. Inclusive, o clipe de “Eu Amo BBW” traz direção de Tpires e chega pelo canal do Youtube da UCLÃ.
HSEH – MC Luanna
MC Luanna retorna às plataformas de áudio com “HSEH”. A sigla que intitula o single significa “Homem Só Escuta Homem”. E assim, a artista traz uma ácida crítica à cultura machista do hip-hop através de seus versos. Conhecida por sua forte opinião sobre o machismo na cultura, Luanna reforça sua posição em “HSEH” de forma insisiva. Com suas rimas diretas, ela versa sobre como “homem só escuta homem” e provoca os ouvintes para que haja uma mudança nesse cenário. O clipe de “HSEH” chega em breve ao canal do YouTube de Luanna.
HUSKY – Spii
Spii acaba de lançar “HUSKY” através das principais plataformas de áudio. Inspirado no cachorro de mesmo nome, conhecido por viver nas regiões nevadas e por sua resistência ao frio, o artista estabelece um paralelo com sua própria vida. Ou seja, traz referências de momentos difíceis que precisou enfrentar, se identificando com a determinação do husky. Assim como os huskies são utilizados como cães de caça e para proteção, o artista encontrou uma conexão com a ideia. De forma que independente dos desafios e das condições adversas, eles sempre cumprem sua missão. Com produção de ZedMix, “HUSKY” também ganhou visualizer 3D.
Inveja É Mato – MC Versa e MC Clandestina
Cria das batalhas de rima de Florianópolis, MC Versa apresenta o single “Inveja é Mato”, com participação de MC Clandestina. Disponível nas plataformas de áudio, a música, que aborda o tema rivalidade feminina, abre caminhos para o álbum “Gostosa e Brilhando”. A inspiração para “Inveja é Mato” nasce a partir da reflexão a respeito do que é amizade e, acima de tudo, fala sobre o aprendizado, a confiança e o companheirismo que as relações proporcionam.
Lado Puro – Duzz feat Killua
Duzz se une a Killua para o lançamento de “Lado Puro” através das plataformas de áudio. O single traz versos característicos das linhas de Duzz e também ganhou clipe com direção de Tpires, que pode ser conferido no canal do YouTube do artista da UCLÃ. “A música tem uma ambiência com bastante energia. É um som forte que conversa com autoestima, falando sobre as adversidades e as voltas que a vida dá”, explica Duzz. Produzida na Asfalto Rec, “Lado Puro” tem beat de Ecologyk .
MIRAGE (Remix) – AriBeatz, Kayblack, Ozuna, GIMS e Sfera Ebbasta
O produtor e DJ alemão AriBeatz traz mais uma explosiva combinação de culturas musicais com o lançamento de “MIRAGE” (Remix). A nova versão reúne o latino Ozuna, o artista francês GIMS, o rapper italiano Sfera Ebbasta e o brasileiro KayBlack. Já disponível nas plataformas de áudio, o remix apresenta quatro idiomas diferentes. A música original, “MIRAGE”, é um grande sucesso, com mais de 30 milhões de reproduções em todo o mundo.
Melodic Drill (Special) – Matww feat. Sotam
Trazendo uma vibe energética, o trapper Matww apresenta o single “Melodic Drill (Special)” através das plataformas digitais. Em parceria com Sotam, o som mescla elementos do drill, com pop e o trap. Inclusive, “Melodic Drill (Special)” vem logo após Sotam emplacar 3AM (Pxt4 Rasa), que ultrapassa 11 milhões de plays no Spotify. Matww também contou com JovemMood na produção do single que é seu primeiro feat. com uma referência do rap nacional. Com apenas 18 anos, o jovem artista começa a se destacar entre as apostas do trap nacional 2023.
Mensagem – Dudu
Com apenas 20 anos de idade e 10 de carreira, Dudu é o terceiro artista capixaba mais ouvido no Spotify. Criado nas batalhas de rima, o trapper volta às suas origens ao lançar uma faixa que surgiu a partir de um freestyle entre amigos durante uma live. Ao postar um trecho nas suas redes em maio, o vídeo viralizou entre seus fãs e diversas versões com o áudio foram espalhadas na Internet, que hoje somadas chegam ao número de 20 milhões de views. Para o lançamento oficial, Dudu convidou os parceiros Menor MC, Kailê, Kibb e TR3VAS. Da união das rimas surge o single “Mensagem”, já disponível nas plataformas de áudio, além de clipe no canal do artista.
“Me Telefona” – Sobs, Kweller & Enzo Cello
Sobs se une a Kweller & Enzo Cello para o lançamento de “Me Telefona” através das plataformas de áudio. Com beat de Peunubeat e Eros, o single traz uma vibe única que mistura a identidade de todos os artistas envolvidos. “Me Telefona” também ganhou clipe gravado no Rio de Janeiro, disponível no canal da UCLÃ. Com direção de Tpires, o audiovisual acontece em dois momentos distintos, jogando com atmosferas que se complementam. O clipe explora temas de atração, perigo e conexão emocional através de uma estética sombria e enigmática que se passa em um cenário de estúdio onde estão Kweller & Enzo Cello. E ainda traz uma dualidade romântica nas cenas de Sobs, que acontecem numa cabine telefônica.
No Bank´s – Major RD
Major RD lança a aguardada música e vídeo clipe “No Bank’s” pelas plataformas de áudio. Com versos ácidos, ele questiona quem deixou MC Pipokinha famosa. Com produção de El Lif Beatz, Kib7 e $amuka, o single está entre os mais aguardados do momento. Inclusive, por conta de um quase cancelamento do som por conta de uma confusão envolvendo um grande Banco Digital. O clipe oficial também já está disponível no canal do YouTube de Major RD.
Only Fans – MD Chefe e DomLaike
MD Chefe e DomLaike lançam mais uma parceria no melhor estilo sofisticação e empoderamento. Entre os lançamentos do rap nacional de junho está “Only Fans”, já disponível nas plaraformas de áudio. Escrita pelos dois artistas, o som fala sobre uma mulher que fatura com o serviço de conteúdo por assinatura e investe em si mesma. A letra exalta a independência financeira e os luxos proporcionados pela conta no Only Fans. Com os símbolos da ostentação, o clipe da música conta essa história.
Pela Manhã (Remix) – Eme, Nesk e Fabio Casagrande
O DJ e produtor musical EME acaba de lançar “Pela manhã”, em colaboração com Fabio Casagrande e o rapper Nesk, através das plataformas de áudio. A faixa promete encantar os fãs de música urbana com sua batida contagiante e letras cativantes. “Pela manhã” retrata a jornada diária de luta e superação que muitas pessoas enfrentam. Através de sua narrativa lírica, Nesk transmite mensagens de otimismo e perseverança, incentivando os ouvintes a enfrentarem os desafios da vida com determinação. A combinação das habilidades musicais de EME e Nesk resulta em uma música que é ao mesmo tempo emocionante e inspiradora.
Posse – Cristal
Cristal lança “Posse”, música composta a partir de uma poesia que escreveu para seu namorado, através das plataformas de áudio. O novo single mescla hip hop e R&B, em uma faceta da artista que agora se arrisca pelo universo dos ‘love songs’. Em “Posse”, Cristal declama as formas mais vulneráveis do que sente, como o medo de perder quem ama. O som nasce como um poema, que a rapper recitou na última edição do Slam Chamego, evento de poesias voltada à temática do amor. Com produção de Duda Raupp e MDN Beatz, “Posse” ganhou um lyric vídeo no canal de Cristal.
Químico Amor – FBC
Conhecido por explorar diversas vertentes sonoras, FBC chega, agora, a dance music – gênero responsável por guiar a sonoridade do próximo álbum do artista, previsto para julho. Já disponível nas plataformas de áudio, “Químico amor” é a primeira faixa do novo disco. Com produção do próprio FBC – ao lado da dupla Pedro Senna e Ugo Ludovico – o som conta com referências sonoras do rapper americano Channel Tres e do cantor e compositor brasileiro niLL. A música fala sobre vícios e suas dependências, fazendo uma analogia ao abuso de substâncias e ao amor. Acompanhado de um videoclipe, o single “Químico Amor”, tem referências estéticas inspiradas na produção audiovisual de “Casio” single da banda britânica Jungle. O vídeo traz uma coreografia inteiramente embalada nas rimas que FBC faz.
Sensualiza – Enzo Bala
Conhecido por seus trabalhos com nomes como Kevin O Chris, Bianca e Ferrugem, , Enzo Bala lança seu novo som pelas plataformas de áudio. Com produção do DJ Felipe Rosa, “Sensualiza” fala sobre o estilo de vida carioca sob sua perspectiva pessoal. Trazendo à tona uma experiência pessoal, Enzo Bala revela que sua inspiração pro single é baseada em um evento que aconteceu no Rio de Janeiro. Na ocasião, o artista se deparou com uma jovem dançando, se divertindo, e percebeu como ela sensualizava enquanto se movimentava. Além disso, Enzo contextualiza os versos com sua visão de mundo, que vai das favelas ao asfalto.
Taurus e Ú.N.I.C.A – Duquesa
Após abrir o seu coração por meio do EP Sinto Muito, lançado em 2022, Duquesa apresenta versos fortes sobre a nova jornada pessoal enquanto mulher preta com o single duplo: “Taurus” e “Ú.N.I.C.A”. Disponível nas plataformas de áudio, a novidade é uma amostra das experiências musicais que a artista baiana vem preparando. Inclusive, o videoclipe torna-se ponto de encontro para as duas faixas. Com “Taurus” e “Ú.N.I.C.A”, Duquesa retorna ao trap, mesclando o gênero, característico por letras e beats intensos, com novos toques de bachata. O mix resultou em um ritmo dançante, quente e com a tal da “energia de gostosa”, termo com o qual a própria Duquesa descreve o lançamento.
Tropical – Alv & Gimenez feat Negralha
Alv & Gimenez lançam “Tropical“, em parceria com o produtor e DJ Negralha, através das plataformas de áudio. A faixa é uma composição do cantor e produtor Alv junto ao rapper e compositor Gimenez, que já escreveu músicas para famosos como Delano e Pedro Sampaio. Além do single, a canção ganha um lyric vídeo que traz toda tropicalidade brasileira, com representações da fauna e da flora nas cores da bandeira nacional.
Você Não Ama Ninguém 3 – Knust, Cesar Mc, Chris e Xamã
Após o sucesso das duas primeiras músicas do projeto, com mais de 100 milhões de streams, Knust, Cesar Mc, Chris e Xamã estão de volta com “Você Não Ama Ninguém 3”. Disponível nas plataformas de áudio, a música chega acompanhada por videoclipe lançado no canal da Pineapple, no Youtube. Produzida por Malak e composta pelos próprios intérpretes, “Você Não Ama Ninguém 3” mantém a essência do rap e conta com toques acústicos, bem como as faixas anteriores.
VEJA MAIS