Ao que tudo indica, o freestyle vai estar no Lollapalooza Brasil. Alguns dos principais nomes da cena das batalhas de rima, pelo menos, confirmaram presença. Com o objetivo de reforçar a representatividade, o “Presença Preta” acontece pela segunda vez durante o LollaBR. Na edição anterior, a campanha destinou todos os seus ingressos a pessoas pretas.
Desta vez, o “Presença Preta” apresenta L7nnon como embaixador do movimento, além de convidar um squad de influenciadores e empreendedores pretos. Entre os convidados a Batalha da Aldeia – maior batalha de rima em presença digital do país -, além dos MCs Neo, Jotapê, Guri, Bask, Levinsk e Barreto, que chegam para evidenciar o movimento das rodas de rima em um espaço que tem total sintonia com a cultura de rua.
“É muito importante estar em eventos dessa magnitude, é um incentivo cada vez maior para as rodas culturais, para as batalhas de rua. E para os artistas de rua continuarem levando seu trabalho a sério, trabalhando diariamente, porque a gente está podendo chegar nesses lugares que almejamos cada vez mais. Mostrando pras pessoas o que é o freestyle nacional e como é a arte da rima improvisada. E as pessoas vão conhecer a batalha de rima e vão respeitar esse movimento cada vez mais. Vamos pra cima”,
afirmou Neo, campeão da BDA 6 anos, 22 vezes campeão do Coliseu e último campeão do Mar de Monstros, em entrevista para o Rap Dab.
Quem também conversou com o Rap Dab sobre o convite que recebeu através da Batalha da Aldeia para o “Presença Preta”, foi uma das maiores vozes feminas do freestyle brasileiro. Levinsk chamou a atenção para o fato de que as batalhas estão cada vez mais presentes em diversos tipos de eventos.
“As batalhas estão presentes nos eventos que pensavámos ser inalcansáveis, porque o movimento está sendo levado mais a sério como uma presença de música, como algo mais profissional. Então, cada vez que a gente ocupa esses espaços, a gente vê essa importância de perto. A batalha estar ali representa uma grande coisa, sabe? No sentido de que a gente venceu”,
afirma Levinsk.
Levinsk também evidência a forma mais respeitosa como os MCs de rodas de rima tem sido visto. Tudo isso devido ao trabalho cada vez mais profissional das organizações de batalha, como a própria Batalha da Aldeia.
“As batalhas de rima estão cada vez mais profissionais, tanto no quesito de dar um conforto e uma condição pra que um artista de batalha consiga viver disso, quanto no quesito ser visto de uma forma tão carinhosa e tão respeitosa para estar ali em eventos desse tipo. Então, foi um movimento que veio das ruas, de uma calçada de uma rua qualquer na periferia e que está sendo levado para um dos maiores eventos que a gente conhece.
completa a MC que, recentemente, ganhou o título de rainha anual do tchulala (maior número de vezes de batalhas vencidas por 2×0 no ano.
Essa foi a primeira vez que a Batalha da Aldeia e os MCs de batalha formam convidados para o Lollapalooza Brasil. Conforme Lucas Matheus, mais conhecido como Lucão, idealizador e sócio da BDA, a atenção das grandes labels vem ocorrendo devido a constante atuação das batalhas.
“Eu acho que é natural, conforme a gente vai conseguindo mais resultados nas nossas ações do dia a dia, as marcas e festivais olharem com mais carinho para as batalhas de rima. Esse é um dos nossos maiores objetivos”,
comemora Lucão.
A expectativa é por uma roda de freestyle
Quando MCs estão juntos, dificilmente, aquela roda de rima não se forma. Apesar do convite feito pela “Presença Preta” não ser uma confirmação de atração oficial do line up do Lollapalooza, ao que tudo indica, o freestyele vai comparecer.
“Com certeza, vai ter o que a gente sabe fazer de melhor. Se não tiver, certamente, o público presente vai cobrar, então, vai ter freestyle no Lollapalooza. Se depender de mim vai rolar”.
garantiu Neo.
Levinsk também disse que acredita nisso! “Eu acho que sim, heim. Não uma batalha, né? Mas uma roda de free, com certeza, a gente tem que estar mostrando porque a gente está lá, né? E fazemos isso com tanto amor tanta facilidade. E será que já teve uma roda de free no meio do Lollapalooza, senão estaremos ainda inovando algo, heim?” , descontraiu a MC quando questionada sobre uma possível roda de free.
“Presença Preta” faz parte das ações do projeto “O futuro é um corre coletivo”
O “Presença Preta” continua destinando parte dos ingressos a que tem direito como patrocinadora a pessoas negras e de comunidades periféricas, além de eleger um grupo de fotógrafos para realizar a cobertura do Lollapalooza.
Todas as iniciativas somam para alcançar o objetivo de exaltar a importância de todo o ecossistema de empreendedores pretos. Reforçando a necessidade de marcas apoiarem esses profissionais que também estão nos palcos ou trabalham nos bastidores do mundo do entretenimento.
Todas essas ações acontecem em parelelo ao projeto “O futuro é um corre coletivo”. Também protagonizada por L7nnon, a campanha reforça a ideia de coletivo, que faz com que as pessoas cheguem mais longe. O “Presença Preta” é uma iniciativa da Vivo.
VEJA MAIS:
Brisa Flow é a primeira artista indígena a se apresentar no Lollapalooza Brasil
#LollaHidrata garante distribuição de água gratuita durante os dias de festival