Haikaiss lança a 1ª faixa de “O Retorno do Boom Bap”, intitulada com o mesmo nome do álbum
Música também ganhou clipe que explora as mais diversas expressões do hip-hop, como a dança urbana e o grafite.
No início da semana, o Rap Dab bateu um papo exclusivo com o Haikaiss, que revelou o real motivo de “O Retorno do Boom Bap” (volte uma casa). Assim como anunciado em entrevista, a primeira faixa do próximo disco do grupo tá na pista. Também intitulada “O Retorno do Boom Bap”, a música chega pelas principais plataformas de áudio.
Em “O Retorno do Boom Bap”, o Haikaiss procura resgatar o valor das manifestações urbanas e do movimento hip-hop clássico. Inclusive, a letra de “O Retorno do Boom Bap” fala “rap de verdade, rap sem vaidade e rap sem massagem”.
Na faixa, os artistas revisitam suas raízes no boom bap a partir de um som agressivo e sem refrão. Pedro Qualy, Spinardi e Spvic narram a realidade ao explorar rimas mais combativas e diretas recheadas de referências e trocadilhos.
“Essa é pra tenente Pamela / Que se depender de mim você vai ter que usar câmera / Vida não é doce
diz um dos trechos da faixa de estreia.
igual tâmara / Não vai poder mais fazer seu porta mala de câmara / WHOAA! / Mc que o verso ecoa / Fã de rap há 20 anos, não enjoa”.
Sem desmerecer outras vertentes do rap ou alimentar tretas e rivalidades, ao longo da track, é possível ver que o Haikaiss busca exaltar a própria caminhada e o retorno do boom bap à sua sonoridade. Além disso, a faixa traz menções a alguns dos nomes do hip-hop como Kamau, Doctors MC’s e Wu-Tang Clan, reverenciando quem os inspirou.
Confira também o primeiro clipe de “O Retorno do Boom Bap”
A faixa “O Retorno do Boom Bap” ainda ganhou videoclipe. O audiovisual explora as mais diversas expressões do hip-hop, como a dança e o grafite.
A produção do clipe é ambientada em um espaço com vagões abandonados, passando ao público toda a essência da estética do hip-hop proposta no conceito da faixa. Entre os versos rimados pelo Haikaiss, as cenas mostram Renanted, Jurandir, Bboy e Pelezinho – referências no gênero no Brasil. Os dançarinos aparecem praticando o popping, dança urbana criada em 1970 que compõe a cultura do hip-hop, reforçando a ideia de reconexão com as raízes do rap como um todo.
O novo álbum do Haikaiss, homônimo ao single “O Retorno do Boom Bap”, está previsto ainda pro primeiro semestre deste ano pela Som Livre. Leia entrevista na íntegra sobre aqui no Rap Dab.