Pelo segundo ano consecutivo, o álbum “Duelo de MC’s Nacional” chega as principais plataformas de música, através de uma compilação que disponibiliza o áudio dos duelos masterizados. O projeto é uma parceria entre Família de Rua – idealizadora da batalha – e a Som Livre.
Gravado ao vivo em dezembro de 2022 na cidade de Belo Horizonte – sede das finais -, o 10º Duelo Nacional contou com a participação de 32 MC’s, vindos de todos os estados brasileiros. De forma que o álbum “Duelo de MC’s Nacional” reúne todas as fases da competição.
Destaque para a apresentação dos beats tanto de boombap quanto de trap e grime. Além claro, da grande versatilidade de rimas e a participação de artistas em ascensão na cena das batalhas. O registro pode ainda ser considerado um diferencial para o currículo de todos os participantes.
“Uma vez que seu desempenho, flow e rimas afiadas ficam disponíveis para apreciação de todos os amantes de freestyle, assim como de representantes do mercado da música, os MC’s envolvidos ganham, além de uma vitrine, um suporte para a entrada de seus nomes nas plataformas de áudio”, diz Diana Bouth, gerente de A&R da Som Livre.
Big Mike venceu a edição do Duelo Nacional em 2022. Representante de São Paulo, ele garantiu o primeiro título nacional para seu estado. Além de ter todo o percurso rumo à vitória registrado no álbum, o projeto ainda garantiu ao vencedor, um investimento para o lançamento de um álbum próprio.