Todo ano, os fãs dos maiores artistas da música pop atual criam expectativas para um dos eventos mais aguardados do entretenimento: o intervalo do Super Bowl. Nos últimos cinco anos, as super estrelas The Weeknd, Justin Timberlake, Shakira, Jennifer Lopez e, recentemente, os “Hip-Hop Avengers”, Dr. Dre, Mary J. Blige, Eminem, Kendrick Lamar, Snoop Dogg & 50 Cent subiram ao palco e fizeram shows inesquecíveis de 15 minutos nesse “half time”. No último domingo (12), a grande final da liga do futebol americano foi ainda mais especial com o comeback de uma das cantoras mais famosas do planeta, Rihanna.
Considerado um dos principais eventos esportivos do globo, que atrai milhares de espectadores vindos das mais diversas localidades a cada edição, o Super Bowl é um prato cheio para artistas e marcas que buscam estar e permanecer no topo. Não à toa, é o horário de propaganda mais caro do mundo!
Antes de nos aprofundarmos nos streams, você sabia que os artistas NÃO RECEBEM para se apresentar? E agora, você deve estar se perguntando, “mas quem paga a conta, então?” Segundo a Esquire, um dos veículos de cultura e entretenimento mais conceituados nos EUA, a própria NFL arca com um teto determinado de gastos e, geralmente, os próprios artistas e, por vezes, os patrocinadores, bancam o restante da produção do evento. Entretanto, não é porque não receberam cachê que os artistas não “ganham”. Pelo contrário — o retorno desse investimento vem em exposição e posterior aumento nas vendas de suas músicas e shows.
Mas, afinal, o que isso significa para os artistas? A Deezer te explica!
Pensando em descobrir o impacto do Super Bowl, a Deezer analisou a repercussão dos artistas antes, durante e depois do show, com base nos dados de streaming** dos astros e estrelas que se apresentaram nos últimos 5 anos.
Eis que esses dados mostraram que houve um aumento significativo nos streams antes, durante e depois do jogo. Checa só:
No último domingo (12), tivemos a final do Super Bowl 2023, onde Rihanna “brilhou como um diamante” e roubou todos os holofotes, com uma apresentação que vai ficar marcada na história. Além de trazer um medley com seus maiores hits, a artista simplesmente anunciou a sua 2ª gravidez no palco, cantando e performando para milhões de espectadores ao redor do globo.
Agora, vamos falar sobre o crescimento de Rihanna na plataforma.
Super Bowl 2023 – Rihanna
Dia da apresentação: 12/02/2023
Comparando o dia da apresentação com o dia posterior, os streams da artista cresceram 206% no Brasil e 120% no mundo em streams. Nos países que mais ouvem Rihanna, a França toma a liderança, seguida pelo Brasil, Alemanha, Reino Unido e fechando a lista, Holanda. Um dia após o Super Bowl, 3 músicas da artista passaram a ser as mais ouvidas e ganharam destaque, ficando entre o Top 100 Global da Deezer, sendo elas Diamonds, Umbrella e We Found Love.
- Com Diamonds, houve crescimento de, aproximadamente, 203% no Brasil e 100% no mundo em streams e 175% no Brasil e 83% no mundo em usuários únicos.*
- Umbrella também surge nas buscas com um crescimento de, aproximadamente, 176% no Brasil e 106% no mundo em streams e 161% no Brasil e 94% no mundo em usuários únicos.*
- Por último temos We Found Love, crescendo em, aproximadamente, 204% no Brasil e 108% no mundo em streams e 187% no Brasil e 96% no mundo em usuários únicos.*
E, pra fechar o compilado de dados da artista, trazemos um ranking Brasil da setlist que “Riri” performou no Super Bowl, elencando as músicas que os brasileiros mais ouviram na plataforma após o espetáculo:
- Diamonds
- Umbrella
- We Found Love
- Only Girl (In the World)
- Work
- Where Have You Been
- Bitch Better Have My Money
- Rude Boy
- Wild Thoughts
- Pour It Up
- Run This Town
Super Bowl 2022 – Dr Dre, Kendrick Lamar, Eminem, Missy Elliott, 50 Cent e Snoop Dogg
Dia da apresentação: 13/02/2022
O ano de 2022 marcou o retorno gradual dos eventos presenciais e, dessa vez, o campo do Super Bowl se transformou em palco para grandes nomes do hip-hop, em uma performance colaborativa apresentando hits como: Lose Yourself, In da Club, California Love e Family Affair.
Em meio a tantas estrelas, Dr Dre foi o artista com a maior busca na plataforma, considerando os dias de pré-evento, evento e pós-evento, tendo um crescimento de 90% no Brasil e 84% no mundo em streams. Dentre as músicas performadas, Lose Yourself, do Eminem, foi a que mais se destacou, com um crescimento de 90% no Brasil e 83% no mundo em streams, no mesmo período.
Super Bowl 2021 – The Weeknd
Dia da apresentação: 07/02/2021
O cantor, compositor e produtor musical no pop internacional, The Weeknd, teve seu grande momento no Super Bowl em meio à uma pandemia global. Ou seja, pela primeira vez na história, não havia uma multidão nas arquibancadas. Ainda assim, o brilho da estrela canadense não se apagou e Abel trouxe seus hits Blinding Lights, Can’t Feel My Face e The Hills, que tiveram um crescimento de, respectivamente, 20%, 64% e 55% em streams no Brasil e no mundo.
Super Bowl 2020 – Shakira e J.LO
Dia da apresentação: 02/02/2020
Com duas latinas no comando do “maior show da Terra”, o Super Bowl 2020 protagonizou um momento emblemático, em que os Estados Unidos rediscutiam os direitos dos migrantes. No palco do evento, Shakira e Jennifer Lopez abraçaram a cultura da América Latina e cantaram hits inesquecíveis como Hips Dont Like, Jenny From The Block e Gypsy. Além disso, convidaram os astros do reggaeton, J Balvin e Bad Bunny, para uma festa cheia de energia.
Nos três dias entre o Super Bowl, (pré, evento, pós), Jenny From The Block literalmente dominou os plays eteve um crescimento de, aproximadamente, 820% no Brasil e 155% no mundo em streams. Passada uma semana do Super Bowl (09/02/20), os streamings ainda apresentavam crescimento de 411% no Brasil e 87% no mundo, comparando com os números do dia do show. No mesmo período (pré, evento, pós) o hit Gypsy de Shakira foi ainda mais longe, em um pico de streams onde cresceu, aproximadamente, 1.200% no Brasil e 170% no mundo.
Super Bowl 2019: Maroon 5
Dia da apresentação: 03/02/2019
Uma das bandas mais populares do mundo, Maroon 5, entrou em campo com todo o carisma que apenas o vocalista Adam Levine entrega e trouxe para o evento, os grandes clássicos do grupo: Sugar, Girls Like You, Payphone. Nos três dias entre o Super Bowl, (Pré / Evento / Pós), as músicas Girls Like You e Payphone tiveram um crescimento de, respectivamente, 70% e 80% em streams no Brasil
Super Bowl 2018 – Justin Timberlake
Dia da apresentação: 05/02/2018
Em 2018, Justin Timberlake fez do show do intervalo o seu palco, trazendo ao público canções como Can’t Stop The Feeling e Mirrors, com seu jeito sensual e passos de dança envolventes, o artista teve um crescimento de, aproximadamente, 100% em streams no Brasil e 122% no mundo no dia de sua apresentação, em comparação com a semana anterior. Nesse mesmo período, Mirrors teve um crescimento de 77% no Brasil e 54% no mundo em streams.
O show do intervalo do Super Bowl tem um efeito enorme no comportamento de consumo dos usuários da Deezer, trazendo um crescimento geral no número de streams dos artistas e suas músicas. Ano após ano, mais e mais fãs de todas as faixas etárias se inspiram e procuram os artistas que se apresentam no evento para ouvir suas músicas após o show. E aqui fica a pergunta: Os artistas ganham ou não ganham para performar no Super Bowl?
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