Em 2023, Cabal completa 20 anos de carreira, marco que fez o rapper refletir sobre sua trajetória e lançar o mini documentário “CABALQUIMIA”. O primeiro episódio, “VITAMINA A – Ascensão”, já está disponível no canal PROHIPHOP TV no YouTube.
Composto por três partes, o “CABALQUIMIA”, antes de mais nada, retoma o início da carreira de Cabal. E assim, conta sobre o sucesso atingido nos anos 2000 – que o levou a ganhar um Grammy –, bem como os desafios que a fama trouxe. Os episódios também trazem mais detalhes sobre a reclusão do rapper, que optou por ficar longe dos holofotes por um longo período antes de retornar à música.
“A ideia do doc é contar o que eu vivi: minha passagem pelo sucesso e depois a frustração. Precisei me recolher por vários anos e após um longo processo interno, consegui voltar a seguir minha carreira na música”, explica Cabal
“CABALQUIMIA” anuncia o single “Mente Sã”
O lançamento do “CABALQUIMIA” ainda anuncia o próximo single de Cabal. Intitulado “Mente Sã”, o som chega as principais plataformas de streaming na sexta-feira (24), e reforça a temática do doc: saúde mental. Antes disso, o segundo episódio do doc será liberado no dia 23. Logo depois, no domingo (26), o terceiro e último ep. encerra o projeto.
Para reforçar a importância da temática e sua trajetória, Cabal ainda está promovendo uma ação através de seu Instagram. Os fãs que participarem concorrem a um kit que apresenta a fórmula secreta do rapper para manter a “Mente Sã”.
Trajetória de Cabal
No começo dos anos 2000, Cabal ficou conhecido por conta do sucesso de “Senhorita”. Desde então, o rapper participou de diversos programas de TV como Faustão e Altas Horas, além de premiações musicais. Ainda contratado pela Universal Music Brasil, Cabal lançou o primeiro álbum solo e ganhou o Grammy Latino ao lado de Chitãozinho e Xororó.
Já pela PROHIPHOP, sua gravadora independente, lançou álbuns, mixtapes e o projeto Cquarta, em que lançou uma música inédita toda quarta-feira por dois anos ininterruptos. Após um hiato de sete anos, o Cabal volta às atividades com o single “Fênix”. Em 2023, o rapper completa 20 anos de carreira, prometendo resgatar a essência da cultura hip hop com flows avançados, e que ao mesmo tempo passam pelo trap, pelo funk, e chegam ao drill.