Cultura de Rua

Nova edição do ‘O Canto da Raça’ ocorrerá em parceria entre Fernando de Paula e Alexandre Padinha

Neste domingo, o último encontro da roda de samba será na casa de cultura que leva o nome de uma das figuras importantes na manutenção do manguebeat nos anos 90

Neste domingo, dia 18 de dezembro, a partir das 15h acontece mais um encontro do ‘O Canto da Raça’ fora do seu tradicional bairro na Zona Norte de São Paulo. A última edição do ano será recebida na Casa de Cultura do Ipiranga, que fica localizada na rua Rua Abagiba, n° 20, no bairro Vila Moinho Velho, no Ipiranga, Zona Sul da cidade de São Paulo. A tradicional roda idealizada pelo produtor cultural e sambista Fernando de Paula, ocorrerá em parceria com o produtor cultural e artístico Alexandre Padinha, que realiza eventos como o Festival da Capoeira e está na produção de artistas como o rapper Kyan.

A presença da roda de samba ‘O Canto da Raça’ na casa de cultura é um passo importante para o grupo, pois transmitir a cultura da roda já era um sonho. Sobre esse deslocamento do grupo, sua presença em outros lugares da cidade e em espaços culturais, o idealizador Fernando de Paula comenta “Nos agrada muito a oportunidade de estar em contato e levar o samba do O canto da Raça para outros cantos da cidade, é importante que as pessoas conheçam nosso trabalho e estejam em contato com ele em todas as regiões de São Paulo”. A Casa de Cultura do Ipiranga também é batizado carinhosamente com o nome do cantor e compositor Chico Science vocalista da banda Nação Zumbi, um dos mais importantes colaboradores do manguebeat nos anos 90, personalidade que contribuiu na manutenção de uma cultura afro-brasileira. O equipamento cultural é gerenciado pela Secretaria de Cultura de São Paulo, foi inaugurado no ano de 1991 e oficializado em 1992. O espaço é responsável por proporcionar atividades culturais, tradicionais, educacionais e artísticas no território.

Para ‘O Canto da Raça’ foi um ano de muito trabalho, pois além dos encontros o grupo se prontificou a fazer homenagens a grandes nomes do samba, a contactar convidados para suas rodas de samba, levou para o seu território temas como ‘Afetividade Preta’,  movimentou feiras de economia criativa de empreendedores negros e desenvolveu ações sociais como a coleta e destribuição de absorventes para meninas da região Zona Norte de São paulo, em parceria com a CUFA Brasilândia.

Então essa insersação na Casa de Cultura Chico Science é a realização daquilo que foi almejado durante o ano de 2022 e também se torna um movimento de manutenção da memória pois quando eles adentram esse espaço diferentes expressões culturais interagem, confraternizam e criam novas experiências para o público. Interação que se conecta com os próximos passos que o coletivo prevê, “Pretendemos para 2023 iniciar nossa roda de samba com outras expressões, como o jongo, e também iniciar nosso Bloco Afro”, relata Fernando. Nesse ritmo de final de ano todos poderão curtir a última confraternização do grupo e se preparar para um ano de 2023 cheio de novidades.

SERVIÇO

O Canto da Raça

  • Data e horário: 18 de dezembro, a partir da 15h
  • Local: Casa de Cultura Chico Science – Ipiranga 
  • Endereço: Rua Abagiba, n° 20, no bairro Vila Moinho Velho, no Ipiranga, Zona Sul
  • Entrada: Gratuita
  • Mais informações sobre o evento em: https://www.instagram.com/ocantodaraca/

Sobre O Canto da Raça

A Roda de Samba do Canto da Raça foi idealizada por Fernando de Paula. Sua primeira edição aconteceu em agosto de 2019. A roda de samba acontece religiosamente uma vez ao mês como uma forma de resistência, para manter vivos os bambas do samba e a chama acesa, homenageando grandes nomes do samba como Fundo de Quintal, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Roberto Ribeiro, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão entre outros grandes. O evento já recebeu grandes nomes do samba e da música popular brasileira, como Luciano Bom Cabelo, Fred Camacho e Toninho Geraes. 

Instagram | Facebook 

Sobre Fernando de Paula
Nascido e criado na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, produtor cultural e compositor, desde 2010 compôs mais de 15 sambas de enredo para as principais escolas de samba de São Paulo, sendo elas: Unidos do Peruche – (2011) Mocidade Alegre – (2012 e 2013) Império de Casa Verde – (2013) Pérola Negra – (2014) Soc. Rosas de Ouro – (2019) Foi bicampeão do carnaval paulistano com a Mocidade Alegre (2012 e 2013) Ganhador do Troféu Nota 10 – melhor samba enredo do carnaval de São Paulo (2012) do Jornal Diário de São Paulo Além de São Paulo, também é autor de obras em carnavais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 

Compartilhar:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo