Vulgo Makco, artista independente de São Paulo, lança o EP “Martelo Cabuloso”.
Como numa carpintaria, onde os bons resultados dependem de bons instrumentos e talento de quem os conduz, o rap não foge à regra. E para a construção de batidas caprichadas, Vulgo Makco contou com um Martelo Cabuloso. Esse é o nome de seu novo trabalho musical, um EP de 5 faixas sobre o cotidiano negro e periférico na maior cidade da América Latina.
O projeto ganhou as ruas no último dia 12 de agosto – um dia depois do aniversário de 49 anos da cultura Hip Hop -, e é no rap, a consciência e voz de todo o movimento Hip Hop, que Vulgo Makco usou para se expressar nessa carpintaria de um homem só, ou banda de um único músico, já que o artista tocou baixo e guitarra na construção dos beats e garimpou os melhores timbres para a bateria que dá peso a suingue à batida do Martelo Cabuloso.
O projeto abre com a música “Seguindo no Meu Corre”, a qual apresenta um potente tambor, uma guitarra marcante pregada as linhas melódicas do flow do artista. A segunda faixa é a que dá título ao EP, “Martelo Cabuloso” tem o beat mais groovado e uma deliciosa levada que faz contraponto à batida e dá um acabamento mais que interessante.
Além da lírica emprega nas narrativas sobre o corre corre da vida, em uma poesia visceral e marginal – e atemporal -, o grande destaque da obra é verve de produtor de Makco através de um projeto que ao mesmo tempo que é enxuto consegue ser diversificado, tanto de faixa para faixa como dentro da mesma música. O artista fez um incrível trabalho na produção, primeiramente na construção dos instrumentais, mas também na mixagem e masterização, e utilizando de toda sua criatividade artística para brincar enquanto faz música.
Seguindo, a música três é “A Capacidade”, com grave alentado e peso nas caixas – quem vêm como uma marreta – remetendo ao underground do nosso rap, marcado também pela variação de flow e abuso dos adlibs. “Prosseguindo Com Minha História” é a penúltima faixa com um beat mais lento e refrões marcantes. Destaque para a levada de Vulgo Makco que usa aparas do R&B.
A última martelada do EP, vem em “Cruzar O Horizonte”, aqui o MC consegue fazer uma brilhante transição do rap de ataque para R&B em flow cantando. O beat é hipnótico e funkeado, com baixo swingado e destreza na execução dos demais elementos.
O EP Martelo Cabuloso está disponível nas plataformas digitais desde 12 de agosto e vem como um cartão de visitas para o MC/produtor. Nesse último quesito, Vulgo Makco aproveita sua expertise para auxiliar rappers que estão à procura de uma batida diferenciada e necessitando de produção para suas letras.
>> Ouça o EP completo: https://makco.hearnow.com/martelo-cabuloso
Siga o artista nas redes sociais: https://www.instagram.com/makco.og/
Texto por: Jefferson F. Wesolowski
VEJA TAMBÉM: