No ano de 2020 iniciamos os projetos dentro do nosso site e junto com isso o projeto ligado a Mc’s Independentes. Durante a pandemia com o foco em ajudar o cenário a se movimentar da melhor forma, iniciamos o movimento “Mc’s Independentes por Estado“, que busca enaltecer o RAP e a cultura Hip Hop, focado nas regiões do país.
Nesta primeira lista do estado do Rio de Janeiro, traremos para vocês 13 mc’s independentes, que você precisa conhecer neste ano de 2021 e dar mais atenção nos lançamentos. Confira abaixo a primeira lista de indicação do ano no Rap Dab!
Confira as outras listas:
- Especial: 12 Mc’s Independentes de Minas Gerais, para você conhecer
- Especial: Conheçam 100 artistas de rap, diretamente do Espírito Santo (02)
- 04 artistas de Rap nacional, do Sudeste Brasileiro que você precisa conhecer
- 13 Mc’s independentes que você precisa ouvir neste ano! PARTE 5
01 – NIXD 09
NIXD 09 alega que com 19 para 20 anos começou a fazer rimas e trabalhar na rádio Revolução FM. O mesmo fala que existia um programa da rádio chamado Mensagem Fulminate, que só tocava Rap Nacional, programa comandado pelos integrantes do POETAS de ÉBANO, e com essa entrada ele conseguiu que uma música de sua autoria saísse no ano de 2000 em uma coletânea que teve em São Paulo, conhecida como Hip Hop City’s, a música abordava a realidade do Rio de Janeiro.
Com 43 anos, residente da Zona Norte do Rio de Janeiro, o rapper aponta: “Moro em um dos lugares mais perigosos, onde tem comunidade pra c***ralho, e pra fugir disso tem que ser muito correria, muito determinado, é basicamente por isso que eu fiz a música intitulada Progresso”, completou.
NIXD09 diz que participou de festivais e shows em prol do movimento negro, e proporcionou a oportunidade de passar o ensino para as crianças e apresentar uma nova perspectiva para a comunidade pensar. O Rapper também diz que conseguiu criar uma biblioteca com doações para induzir as pessoas a lerem mais, entre outros diversos projetos. Alegando que o Hip-Hop deixou uma lição muito importante em sua trajetória.
“Por mais que você ache que esteja sozinho, você precisa de muitas pessoas para realizar o sonho de gravar, colocar a música para frente. A música não é Hip-Hop, o Hip-Hop é um movimento!”, diz o rapper.
02- Nego Zú
Nascido e criado na Zona norte, Rodrigo da Silva Abreu mais conhecido como Nego Zú, é um rapper ativista militante das causas negras. O rapper que trabalha como Personal Trainer e Gari no municipio do Rio de janeiro, lançou recentemente o EP Pé no Chão, que está disponivel no Spotify.
O artista vem trabalhando o lançamento de mais um EP para este ano de 2021, porém, ainda sem data definida. Com toda certeza é um dos nomes que precisam ser mais evidenciados neste ano. Confira abaixo o single “Corpo e Pele“, e saiba mais sobre esse anônimo artista.
03– UR Gueto
Formado em janeiro de 2015 por dois amigos de escola, na Penha Circular, bairro da zona norte da cidade do RJ, o “UR Gueto” é um grupo musical carioca, do subúrbio do Rio de Janeiro, que traz músicas influentes e viciantes diretamente da comunidade, tentando sempre mostrar a realidade de diversos assuntos através de suas letras.
O UR Gueto fez alguns shows de estreia durante todo o ano após a sua fundação, incluindo o show de despedida da banda “O Rappa” no sítio duros na queda, em Santa Cruz, RJ, e o show do ADL na festa Ácida Rap em Cascadura, também no RJ. “Ambas foram muito gratificantes para nós”, comentaram os integrantes.
Hoje, o trabalho por parte dos dois vocalistas e fundadores do grupo (Flôres UR e Natick Ntk), é um trabalho bem-sucedido, com repercussões, com retorno do público sempre para a inserção de novos trabalhos. Confira abaixo o videoclipe “GAMES“:
04– OGJOTTA
Jorge Gabriel, mais conhecido por seu vulgo “JOTTA“, tem 19 Anos e mora em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. O Mc Independente além de compor, também produz as suas músicas , fazendo os trampos em seu quarto no PC, com a ajuda de alguns amigos. Representando fortemente os mc’s independentes em sua sagacidade e disposição.
“No começo eu gravava as vozes pelo celular, mas graças a Deus consegui comprar meus equipamentos pra poder trazer uma melhor qualidade. Faço rap desde quando eu tinha 15 anos, minhas maiores inspirações são artistas como: Mano Brown, BK e Djonga, mas também me inspiro na estética de artistas como Yunk Vino, Mc Igu, BIN“, disse o artista.
Confira abaixo o single “Atmosfera” do rapper OGJOTTA:
05- Rxnan
O rapper Rxnan recentemente apresentou o som “Will Smith”, a música conta com a produção da Reurbana e apresenta versos quentes, sobre quem duvidou de seus sonhos e de quem desacreditou de seus trabalhos.
Rxnan, carioca, que tem apenas 17 anos, sonha com a melhoria do seu povo e busca mostrar a realidade nas suas letras e diz que “deseja trazer esperança pras pessoas, fazer com que elas voltem a sonhar e que não desistam dos seus sonhos por nada”. Vale lembrar que o artista sempre está citando Deus nas suas rimas, acreditando que ele é o caminho e mostrando que quem nele crê tudo pode.
O rapper, acredita muito no poder na palavra e também que pode mudar vidas com seus versos, tendo fé nos trabalhos que um dia vai dar certo. Confira abaixo o single “Will Smith” do mc independente Rxnan:
06- Fernando Kep
Nascido em Macaé, interior do Rio de Janeiro, Fernando Kep é notavelmente um dos Mc’s mais singulares do Estado. Com um teor introspectivo, idealista e realista, somada a uma personalidade agressiva e contundente, Kep desenvolve suas rimas através de punchs e metáforas bem construídas, acompanhadas de um flow técnico e marcado. Tratando de variados assuntos que vai da sensibilidade do artista, até as críticas ao mercado musical, o MC trás a autocrítica como ponto alvo e o ser social político como a principal chave para abordagem dos temas.
Com uma bagagem de 9 anos na cultura Hip-hop, Fernando Kep começou fazendo Graffiti, até que através das Rodas de Rima locais começou a fazer Freestyle, e desde então, Batalhou em diversos eventos, até que foi campeão da Batalha do Real de 2012 no MOF.
Ex integrante do Coletivo Pés Descalços, atualmente se dedica ao movimento Rap da Ponte que até os dias de hoje está ativo na sua cidade, sendo considerada por grandes nomes do Movimento como a maior roda cultural do Estado.
Além de criador de um dos melhores álbuns do ano segundo críticos e portais notáveis, segundo o Portal GENIUS, “Kep foi certeiro nessa Mixtape e sem dúvida conversou com muitos por meio de suas letras”. Sua participação no expoente “Brasil Grime Show” com mais de 1.300 likes, trouxe credibilidade e notoriedade para ele no cenário, fruto dessa aparição foi sua primeira participação internacional lançada ainda em julho no 2° álbum (Prole Art Threat) do produtor East Man de Londres chegando a marca de 3.000 streams somente no Spotify.
No final de Setembro, Fernando Kep participou do Ep “Perfeitamente Incorreto” do produtor Jundiaiense SonoTWS, colocando a faixa “Fotossíntese” na playlist oficial do Spotify “BoomRap” chegando a marca de 2.000 streams em 1 semana de lançamento.
O artista planeja diversos singles com participações proeminentes e trabalha no seu próximo projeto solo. 2021 será um ano promissor e de muito trabalho na rua. Confira abaixo “Amplitude“:
Chegamos a metade da lista, você conhece algum dos mc’s até aqui? Comente no final!
07- Saint Clair
Rapper, Videomaker e Produtor de São Gonçalo integrante do grupo LDF e CEO da própria gravadora HEDEN RECORDS, o interesse de Saint Clair na música vem desde 2010, quando já começava a escrever alguns versos, mas a paixão pela mesma, e particularmente pelo gênero do ”Rap” veio há cerca de 9 anos, em 2012.
Saint Clair iniciou sua carreira em 2017 junto do seu grupo Longe da Fronteira, fazendo também um lançamento solo nomeado ”HOKAGE”,
através de influências que vêm do rock ao samba, Saint Clair tenta passar em suas músicas um pouco da sua vida, e pelo que passa, sempre com bastante criatividade, humor e ironia.
AINDA, O FREESTYLE
”AINDA, O FREESTYLE” é o 8º single do artista Saint Clair e vem trazendo uma estética diferente do que ele já vinha abordando antes. A música como o titulo diz, foi toda feita na hora, de freestyle numa brincadeira e fala sobre autoafirmação no aspecto de se auto valorizar como artista, sobre os amigos de gravadora (o bonde), e faz uma pequena crítica aos mcs que fingem ser o que não são em suas letras.
E é no Audiovisual de ”AINDA, O FREESTYLE” que vemos Saint Clair dando vida para o seu visual, trazendo a dança, agregando assim mais um dos elementos do hip hop no seu trabalho. Inspirado na estética do clipe ”BOP” do artista internacionalmente conhecido Dababy, Saint Clair em parceria com o grupo de dança HERE DANCE, deixam o clipe mais dinâmico, trazendo passos coreografados para a música. Confira abaixo:
08- Bad MC aka NVTVS
O artista Bad MC aka NVTVS teve contato com a música desde criança, e a partir da adolescência passou a se interessar pelo movimento Hip Hop. Hoje mesclando influências líricas da MPB e funk carioca, o artista diz que começou a fazer rap em 2017, com o coletivo ASEITA Rec.
Desde então tem lançado trabalhos dentro do gênero, com uma pegada mais forte no Boombap New School e UK Drill. E recentemente apresentou a faixa “Malandro Não Para” em todas as plataformas digitais. O artista é residente da Zona Norte do Rio de Janeiro, Penha. Confira abaixo o single “Contas Pagas“:
09- Niiu-r
Renato da Silva Andrade o mc independentes que tem o (vulgo Niiu-r), nasceu na cidade de Teresópolis-RJ e diz que “a música é minha terapia, mas o rap me transformou, mudou pensamentos e ajudou a formar o que sou hoje, sonho em viver da música, transformar a vida da minha família, dar aquilo que podemos ter agora, e vai dar certo tenho certeza, farei um projeto social na comunidade que sou cria, a do” Morro do Tiro“, visando ajudar moradores nas dificuldades diárias, e tentar mostrar um novo caminho para essa nossa nova geração”.
Na batalha diária atrás do seu sonho, o artista no momento em que enviou a pauta para nós estava desempregado e a batalha que era difícil dobrou de tamanho… mas afirma que “somos fortes pra vencer, tenho fé que chego lá, sei do meu potencial e que sou capaz”.
Confira abaixo o trampo do artista Niiu-r:
10– ZABÚ
IGOR, conhecido como ZABÚ, é um mc independente e produtor nascido na cidade de Campos de Goytacazes (RJ). Sua afinidade com os instrumentos de percussão vieram do berço, assim como comentou o artista:
“Desde novo já tocava pandeiro, atabaque, bongo e mais qualquer outra forma de fazer ritmo nas reuniões familiares, meus pais amam samba e era justamente eles que puxavam a roda” , afirmou.
No ano de 2010 participou da sua primeira banda, uma mistura de Rock/Rap/Reggae, bastante influenciado pela rua e pelos rolês de skate na planície. Depois disso foram vários ensaios, projetos, bandas e shows até finalizar esse ciclo em 2015, onde decidiu fazer algo mais voltado pro seu estilo predominante, o RAP.
No início o vulgo era “Tortuga” por já ser um apelido antigo, com esse nome saiu a primeira faixa e junto ao primo Narcos e ao amigo $now, nasceu a produtora e grupo Mãos Negras.
Ouça abaixo a faixa “Melhor de 4“:
11- Fat Cool Guys
A Fat Cool Guys é um grupo de amigos diretamente de Unamar – 2° distrito de Cabo Frio (Região dos Lagos), a dupla de MC’s Cht e Negaofat formam a parte musical do grupo que é a primeira etapa apresentada, ambos com uma veia familiar musical muito influente desde o funk proibidão ao blues, o Fat Cool Guys busca mesmo num ambiente repetitivo e maçante, que é a cena atual, apresentar uma certa identidade e também ligações.
Como por exemplo: as três primeiras músicas serem uma trilogia, claro que não é algo único ou que ninguém tenha feito mas acaba sendo uma construção de personalidade no mínimo interessante. Com influências da área que vão desde Black Alien até BK, a dupla se concentra em soar harmonicamente em um tom só, sendo sempre poético como o samba e fluido como o jazz, focando em sua própria ideologia.
No momento com três trabalhos na pista a Fat Cool Guys vem trampando duro pra ser destaque e o resultado disso,veio com a indicação no portal de underground (@undergroundculturebr) e também ser pauta de do site de rap nacional RND.
O coletivo busca e já demonstra sua evolução tanto técnica, quanto realmente profissional mesmo com pouco tempo de cena. Isso pode ser visto partir da música “Bem ou mal” e em trabalhos como o single “Atentado“, lançado recentemente.
Até o final do ano o grupo promete apresentar mais trabalhos que variarão até mesmo do trap ao G-Funk. Ouça abaixo a faixa “Sorriso Garoto“:
12- LAUFI
LAUFI é um MC de Teresópolis, Região Serrana do Rio, CEO da banca Black Loose, que está lançando músicas na pista a praticamente um ano, conseguindo um bom feedback do público. O MC iniciou sua carreira em poesias, assim como comentou:
“Porém minha carreira teve começo a mais tempo atrás, com poesias saraus pelo Youtube, tendo grande sucesso pela cidade, meu objetivo é criar esperança pra todos da minha cidade, mostrar que é possível chegar longe e que todos são capazes, além de um dia poder por minha família em uma condição melhor e dar orgulho pro meu pai que não se encontra mais aqui“, finalizou.
Confira abaixo a faixa de LAUFI – “Máfia da Black” feat Rk:
13- Shamilla
Shamilla lançou seu primeiro trabalho de audiovisual do EP “Vivências“, no dia 06 de novembro, apresentando um trabalho realizado pelo Selo Musical RZN Records que a artista faz parte. Shamilla é uma cantora de R&B e assina suas próprias composições.
Moradora da Zona Norte do Rio de Janeiro, Shamilla vem se destacando na cena cada vez mais com seu trabalho que enaltece as mulheres e seus valores. O clipe “Saudade me faz” conta a história de um relacionamento conturbado que passou na vida. Contracenando com o modelo Vini Khalfani (@vinikhalfani), e numa estética anos 90, a história é protagonizada grande parte no Patrimônio Histórico do RJ, o prédio “Minhocão” situado em São Cristóvão.
O clipe tem a direção de Gabriel Marquez (@81quadros) e a fotografia de Breno Galhardo (@nobre2dois). O EP Vivências já está disponível no YouTube e em todas as plataformas digitais. Ouça abaixo:
O que você achou da lista de mc’s independentes parte 1 do RJ?
Fim da primeira parte da lista dos mc’s independentes do estado do Rio de Janeiro. Foram treze nomes que merecem mais reconhecimento na cena e que ainda não são engajados fortemente com o público. O nosso intuito é fortalecer os que mais precisam dentro do cenário e que obviamente, estão lançando trabalhos profissionais e autênticos.
Fé no rap nacional e muita luz para todos nós em 2021. Quer participar do nosso projeto? Envie a sua pauta/release para o nosso e-mail e claro, compartilhe os nossos conteúdos para nos ajudar.
E-mail: contato@rapdab.com.br
Leia Mais:
- Rajada MC dropou no final de dezembro, o single “Hipnose”, com produção de Vinni OG Beats
- Diretamente do Vale 012, Brenno CHL lançou em dezembro, seu EP de estreia “Primavera”
- Com mood do verão, Bivolt lança clipe da romântica “Sigilo” em meio a paisagens naturais
- Veja o primeiro vídeo de mc’s independentes do portal em 2020: 13 Mc’s Independentes – que você precisa conhecer neste ano #1