Letras que se transformam em cenas. Cenas que transmitem histórias e suas narrativas. Do love song ao papo mais reto, as imagens dão um toque especial na canção. E não dá para falar dos clipes do grupo de rap carioca 1KILO sem citar o trabalho por trás das câmeras. O responsável por capturar e transmitir visualmente a essência de cada som tem nome e se chama Bruno Veronezi, fundador da É Vero, produtora audiovisual carioca.
O match com a 1KILO ocorreu em 2017, com o clipe de “Deixe-me Ir“, hit que estourou e recebeu a certificação de Triplo Diamante. Desde então, Veronezi comanda a produção audiovisual dos trabalhos do grupo e recebe total apoio dos artistas, que fazem questão de contribuir com o processo criativo.
Em 2020 foram lançadas uma série de clipes, e Bruno Veronezi comenta um a um:
PÉ NA PORTA
O nome da canção já bem diz que a nova formação da 1KILO chegou com tudo. Segundo Bruno Veronezi, “Pé na Porta foi o primeiro clipe que marca a nova fase da 1KILO. Em meio à correria de fazer uma live, aproveitamos os ensaios para mostrar a nova formação para o público.”
EM BUSCA DO OURO
“Já no EP Em Busca do Ouro, cada clipe conta uma história baseada nas músicas. Na faixa de estreia homônima, desenvolvemos um equipamento para gravar o vídeo em primeira pessoa e com qualidade de cinema. Um aprendizado incrível, pois tudo foi feito do zero.”
GOLDEN ERA (feat. Kant)
“Golden Era é o meu xodó, uma mistura de técnicas como metalinguagem e a quebra da quarta parede (onde falamos diretamente com espectador). Tudo o que acontece no clipe foi cuidadosamente pensado de acordo com cada verso dos artistas. Além de realizar um sonho de quase todo mundo que trabalha com audiovisual de explodir um carro.”
MIL MOTIVOS
“Em Mil Motivos, o trabalho virou uma grande festa em família e esse era o objetivo do clipe, mostrar a família 1KILO e como ela é quando se reúne. Um trabalho muito bonito que consegue captar essa essência primordial para a empresa.”
SELVA
“Agora a coisa fica mais séria. Selva é a história de um plano para recuperar alguma coisa que foi perdida. Uma metáfora que não explicamos para deixar que cada espectador coloque ali, o que é mais preciso para ele. O clipe traz um conjunto de planos sequência de forma não linear, o que diferencia na questão do roteiro.”
PÓDIO (feat. Choice e MC Smith)
“Para finalizar o ano, Pódio foi gravado no Morro do Cavalão e cantado pela comunidade. Chegamos para gravar o clipe e íamos passando a música para cada um que queria participar do vídeo. Um trabalho difícil porém muito gratificante de se fazer.”
LEIA MAIS:
- Entrevista Exclusiva: Flacko comenta sobre álbum de estreia com Sidoka, Skyfetão, Borges, Thoney e mais
- Rajada MC cria um alter ego para falar sobre o instinto autodestrutivo da sociedade em lançamento ‘Lona’
- Ryan Realcria lançou “Fabricada pela Nike”, sua última música do ano
- SOTAM apresenta o último lançamento do ano “Miss You”, produção Ecologyk