Ancestralidade é a força do novo álbum de Xaga, ‘Touché’ traz reflexões sobre os desafios de ser um homem negro

"Enxergo como um passo maior sendo dado na minha carreira, uma nova construção do meu lado artístico", comentou Xaga sobre o disco.

Após remarcar o lançamento do novo álbum para entregar da melhor forma, o artista Xaga apresenta finalmente o disco “Touché“, com 10 faixas únicas e participações de DJ Tamy, Lord, Bia Ferreira, Cristal, Zudizilla, Chris MC, L7nnon e Mali. Com as produções feitas por ‘DJ Tamy, Xaga e Portugal no Beat‘.

“Enxergo como um passo maior sendo dado na minha carreira, uma nova construção do meu lado artístico. Muita coisa ainda vai acontecer, então vamos continuar trabalhando para que essa produção chegue no máximo de pessoas, porém, nas pessoas certas.” Os planos de Diego Chagas, conhecido como Xaga, são diretos, assim como cada uma das dez músicas do seu novo disco, “Touché”, que chegou recheado de papo reto.

Cria de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Xaga firmou a sua ligação com hip-hop a cinco quilômetros da sua cidade, em Ricardo de Albuquerque, Zona Norte do Rio de Janeiro, região que passou a morar na fase adulta. E toda vivência em cada um dos locais tem influência para as composições do cantor, que supera seus próprios desafios em cada verso e reforça a importância da trajetória em “Touché”, álbum que conta com algums participações especiais.

Durante a pandemia, foi preciso lutar contra a ansiedade e ser mais paciente para lidar com os seus objetivos, e afirma que, mesmo não tendo chegado ao fim da maior crise sanitária do século, o rapper já conseguiu tirar bons aprendizados desse momento inusitado.

“Sonhar acordado é possível!” poderia ser a frase que resume o lançamento do compositor: apesar dos obstáculos, o artista encontrou no processo de criação uma alternativa para se conectar consigo mesmo ao produzir seu segundo disco.Touché” é um termo utilizado para reagir a algo feito de forma inusitada e o nome do álbum faz jus à obra, que traz uma diferente perspectiva das vivências e realidade de Xaga.

Capa álbum ‘Touché’ – Crédito: Felipe Combo – @felipecombo

Em “Novos donos”, a parceria de Xaga, Chris Mc e L7NNON a construção dos versos faz críticas aos pré-conceitos estabelecidos na sociedade e mostra que o presente já se baseia em ter “pretos no topo” como ação, e não só como frase de efeito.

“Acredito sempre na mudança, luto por isso também. O cenário é de fato desvantajoso em muitos quesitos, então eu aponto sempre os que fazem parte da minha vivência.” Explorando novos ritmos, a música “Hollywood” traz o uso de melodias e guitarras, além de contar com a participação da representativa cantora Bia Ferreira. “A representatividade da Bia faz total sentido, além de firmar a nossa ligação e amigos também. Essa música representa a minha relação com a própria vida, meu pessoal e meu artístico, falo de forma amorosa e ambiciosa sobre isso.”

O artista finaliza 2020 com o segundo álbum de sua carreira, “Touché”, mas já possui programações para o ano de 2021, em que todos nós esperamos ser melhores do que este, no mínimo. E assim completou Xaga:

“Pretendo trazer novas colaborações e alguns projetos. Uns já estão gravados, outros ainda para gravar e tenho colaborações minhas em alguns EPs e álbuns de outros artistas. Então, está tudo bem encaminhado e planejado para subir de nível.”

Ouça o álbum completo no Spotify!

LEIA MAIS:

Compartilhar:
Sair da versão mobile