Sociedade

Exaltando a cultura preta, “Proteja os Seus Sonhos” apresenta álbum e curta metragem nesta sexta (20)

Através do selo slap , o "Proteja os Seus Sonhos" nasceu da união entre AUR, Theo Zagrae, o laboratório musical MangoLab, e a Som Livre.

“Sonhos nem sempre são românticos, mas proteja os seus sonhos como matéria prima de suas vidas”; é desta forma que Conceição Evaristo, uma das maiores referências da literatura brasileira, abre o álbum “Proteja Os Seus Sonhos”, projeto colaborativo entre a plataforma de cultura negra AUR, o produtor Theo Zagrae, o laboratório musical MangoLab, e a Som Livre, através do selo slap.

O projeto multiplataforma, visa celebrar a cultura preta, e é composto por um álbum com nove músicas – sendo oito inéditas -, interpretadas por 15 artistas negros que representam o futuro de uma nova cena musical. Além de um curta-metragem – dividido em três partes- , que promete impactar público e crítica.

O lançamento no dia 20 de novembro não foi por acaso. O Dia da Consciência Negra é o pano de fundo perfeito para a estreia do primeiro ato do curta – veja aqui -, e do álbum POSS (Proteja Os Seus Sonhos) completo, que já está disponível em todas as plataformas digitais – ouça aqui.

“Eu sempre fico um pouco reflexivo sobre as questões raciais nessa semana. Me pergunto de que forma podemos influenciar as novas gerações. Acho que o POSS vem aí para gerar reflexão sobre essa desigualdade a qual nós, pretos, somos submetidos”, conta Theo Zagrae, produtor que assinou a direção musical do projeto.


O primeiro ato do curta-metragem conta com a direção de Phelippe Rios (Feyjão). Já no segundo ato, ele se une à Stephany Silva e Jonas Feitosa. O roteiro fica a cargo de Stefano Volp. Todos os conteúdos audiovisuais, que dão vida ao curta-metragem, serão lançados até fevereiro de 2021.

Mais de 40 profissionais estão envolvidos no projeto “Proteja os Seus Sonhos”

As músicas do álbum POSS, e seus intérpretes, se conectam ao filme por meio de clipes que embalam sua trilha sonora. O enredo traz duas crianças protagonistas, Akin e Sankofa, que divididas entre famílias e comunidades quase opostas, têm uma chance de ressignificar o tempo ao começarem a se encontrar em sonhos peculiares.

As músicas do álbum dão a tonalidade da narrativa, que movimenta uma equipe de mais de 40 profissionais, composta majoritariamente por pessoas pretas em todas as escalas dessa pirâmide. As gravações aconteceram este ano, seguindo todos os protocolos de segurança de combate ao coronavírus.

“A partir do momento que jovens negros conseguem proteger o sonho pela liberdade de ser eles mesmos, o mundo começa a mudar ao nosso favor”, defende Pedro Bonn, fundador e curador da AUR. Bonn lembra ainda do episódio de violência policial sofrido pelo americano George Floyd, que gerou manifestações no país todo, e inflamou ainda mais o movimento ‘Black Lives Metter’, que luta pela igualdade racial.

“Em um ano extremamente adverso para com as vidas negras de todo o mundo, é extremamente necessário que artistas pretos consigam se expressar de forma livre e diversa”, finalizou.


O álbum POSS, que sai pelo slap, selo da Som Livre, une artistas como Luthuly, YOÙN, Ebony, GABZ, Késia Estácio, Jonathan Ferr, Anchietx, entre outros, com intuito de criar uma movimentação artística que representa um grande recorte geracional de jovens pretos brasileiros que querem se posicionar em lugares de destaque. Veja abaixo o primeiro single do “Proteja os Seus Sonhos“:

“Respira” – parceria inédita entre os artistas Luthuly e Ebony

Na última sexta (13/11) foi liberado o primeiro single do projeto “Proteja Os Seus Sonhos” (POSS). “Respira” parceria inédita protagonizada pelos artistas Luthuly e Ebony, ganhou também um clipe (veja acima).

A música com melodia contagiante, e que mescla toques de R&B e rap, embala também a trilha sonora do primeiro ato do curta-metragem. Trechos como:

“Então ouça essa parada, pretos de quebrada/ Pode vir com tudo que hoje nos toca a granada/ Tudo o que a grana dá/ Tudo o que gana dá /Tudo o que a grana dá/ Tudo o que gana dá/ Eu quero poder/ Para poder me sentir livre/ E poder sonhar/ E esquecer algumas crises” dão pistas sobre o teor crítico da música. 

Álbum “Proteja Os Seus Sonhos” (POSS) 

01No Morro da Conceição
(Prelúdio com Conceição Evaristo e Jonathan Ferr)
02Respira (Luthuly e Ebony)
03Grammy (Anchietx, Bibi Caetano)
04Tua Hora (Kesia Estácio, Joca, Jacquelone)
05 O Amor (Barbara Portela)
06Fazes (Yoùn, Rahiza)
07Mar (Joy Maximo, Douglas Bastos)
08Pedro Bonn + Zé (Interlúdio com Pedro Bonn)
09Zé (Caio Nunez, Gabz, Kalebe)

LEIA MAIS:

Compartilhar:

Mateus Araújo

CEO do Portal Rap Dab, uma mídia focada na cultura Hip Hop e cultura de rua. Respeito é a base de tudo!

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Esse ano de 2020 foi tudo muito complicado cada vez uma
    nova bomba aparecia. Espero que 2021 seja mais calmo.
    Super agradeço pelo seu artigo foi bem útil. Compartilhei
    no meu pinterest e obrigado pela informação.

  2. Poxa até que fim encontrei o artigo que estava precisando
    e ajudou muito. Infelizmente na internet e no youtube
    não encontrei bons conteúdos sobre esse assunto.
    Compartilhado nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo