Cultura de Rua

Cristhiane Faria critica a falta de valorização das profissionais pretas, no mercado do rap nacional

No Dia da Consciência Negra, a empresária e ex assessora do Rincon Sapiência, Cristhiane Faria, desabafou sobre a desvalorização no mercado.

A Ex-Assessora de Imprensa de Rincon Sapiência Cristhiane Faria, abriu recentemente a agência “GRIOT Assessoria“, que a partir do resgate ancestral, propõem perpetuar por meio da oralidade as histórias do povo preto, por meio da mídia convencional, alternativa, e na internet.

Cristhiane é comunicadora social e iniciou sua trajetória no meio cultural de influência digital em 2018, como Relações Públicas do selo musical MGoma, dirigido pelo MC e produtor musical Rincon Sapiência.

A especialidade da agência é trabalhar o posicionamento e a imagem com foco no empoderamento preto, e na Comunicação Integrada de acordo com os objetivos específicos de cada cliente. Os serviços que possibilitam essas estratégias são: assessoria de imprensa, social media, curadoria e consultoria estratégica. 

Cristhiane Faria comenta sobre a importância de Rincon Sapiência em sua carreira profissional

Neste Dia da Consciência Negra “20 de Novembro”, trocamos uma ideia com a Cristhiane Faria sobre o cenário do rap nacional, a massa de profissionais BRANCOS dentro da cultura Hip Hop, falta de apoio dos próprios artistas negros da música e muito mais.

Quando surgiu a GRIOT Assessoria e qual o propósito da agência no mercado do Rap Nacional?

Cristhiane: “A GRIOT surge num contexto de sociedade pós George Floyd, que não só marcas, pessoas, instituições, veículos, a imprensa… todos foram convidados a refletir sobre onde estão os negros nos espaços de poder. Nós temos a impressa, as redes sociais e os veículos de comunicação, seja ele off-line ou online, como um canal de empoderamento, um canal que ajuda a amplificar a nossa voz.”

“Mas a partir do momento que a gente tem artistas, empresários, afro empreendedores, criadores de conteúdo, influenciadores digitais, ativistas, jornalistas e várias personalidades pretas, que na hora de contratarem suas equipes de comunicação, contratam as agências “renomadas no mercado”, com tempos de estrada, ao invés de trazer as próprias pessoas pretas para perto, nos afastamos do propósito de tudo isso, da filosofia UBUNTU.” (União, parceria, eu sou porque nós somos)

Muitos artistas que já estão inseridos no mercado da música, não valorizam os profissionais negros que precisam de reconhecimento, e caem na fatalidade de contratarem sempre os mesmos veículos/agências para os seus projetos. Os que são “principais e maiores“, mas que foram alimentados por anos, com todo o estereótipo imposto pela sociedade. “Você quer subir utilizando de artifícios, de recursos, de canais e de pessoas, que já estão lá em cima… mas estão lá por conta de um sistema que as favorece“, comentou Cris.

Cristhiane Faria

“É importante os artistas apoiarem e contratarem as profissionais negros do mercado”

O que aconteceu com Cristhiane, é um caso de sucesso no sentido de que mesmo sem a experiência e bagagem necessária para ser “a melhor profissional do mercado” naquele momento, Rincon Sapiência acreditou em sua dedicação, nas suas virtudes, sonhos e também queria trazer pessoas pretas para trabalhar em sua equipe de comunicação, mesmo que isso lhe custasse mais tempo ou dificuldades em seu início. Assim Rincon acreditou nos propósitos de Cris, que alinhados com o dele, buscam enaltecer não só a cultura, mas como todos os profissionais negros.

“Quando comecei a trabalhar com Rincon eu disse que não tinha nenhum mailing, ou contato de jornalistas musicais, nem das mídias, muito menos das editorias dos meios artísticos e culturais.” A empresária comentou que antes de entrar para o ramo da música, trabalhou com tecnologia, beleza e empreendedorismo.

“E mesmo diante de todo esse cenário, o Rincon estava firme no propósito de que ele queria uma mulher preta para trabalhar na equipe de comunicação dele. E ele viu o meu potencial, visão, vontade, disposição e esse alinhamento de propósito, pautado na ancestralidade. E hoje estou abrindo a GRIOT, com uma série de clientes super alinhados nesse propósito, como a Indy, Dois Africanos e Academia Dancehall… e tudo isso só se proporcionou por causa dessa oportunidade que ele me deu”.

“Quem são as pessoas que vocês estão contratando para a equipe de vocês?” indaga Cristhiane Faria

Enquanto alguns buscam apenas o êxito em sua própria carreira e com isso esquecem de apoiar a comunidade em que está inserido, Rincon mostrou um propósito diferente e inspirou Cris a abrir a GRIOT Assessoria.

“Então se ele tivesse feito como outros, tipo: “cara chegou no momento de investir na comunicação para o meu trabalho, quem é a melhor pessoa do mercado? Ah é a agencia A, a agencia Z.. ao invés de olhar para a comunidade preta e, falar CADÊ as assessoras de comunicação pretas que estão ai escondidas, no underground ou em outros seguimentos mesmo que não seja a cultura, com propósito, eu quero que trabalhe comigo, tudo seria diferente”.

É neste propósito e virtude em que a agência chega no mercado:

“É muito pautado nisso que a GRIOT surge que eu trago essa reflexão, esse questionamento, essa provocação, para que de fato as pessoas olhem para as profissionais pretas do mercado. Venho fazendo um mapeamento dessas assessoras e elas existem, e não são poucas. Posso garantir que todas são muito competentes, sejam elas jornalistas, relações públicas, do marketing ou do marketing digital,elas são competentes. Em breve vou divulgar no perfil o nome de várias delas.”

Para finalizar, Cristhiane falou sobre o propósito de seu desabafo no Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro

“Dizemos que o Dia da Consciência Negra, na verdade é um dia para os brancos repensarem, mas será somente para que eles repensem? Talvez seja um dia também para os negros olharem o quanto eles estão contribuindo com a luta antirracista, na hora em que eles escolhem e contratam os profissionais para trabalharem em suas equipes.”

“Que esse dia de hoje, não fique apenas no discurso de que o Dia da Consciência Negra é para os brancos e não para os negros. Pois os negros antirracistas, precisam começar a dar mais oportunidade para profissionais, e não só de Comunicação, que também sejam negros. Independente de status ou tempo de mercado que este profissional tenha. Isso foi o que o Rincon Sapiência fez comigo, e hoje a GRIOT é fruto disto.” Finalizou Cristhiane Faria.

Conheça a GRIOT: https://msha.ke/griot.assessoria/

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Mateus Araújo

CEO do Portal Rap Dab, uma mídia focada na cultura Hip Hop e cultura de rua. Respeito é a base de tudo!

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