Especial: 12 Mc’s Independentes de Minas Gerais, para você conhecer
Primeira matéria com indicações de Mc's Independentes do estado de Minas Gerais. Toda semana apresentaremos mc's de um novo estado.
Conheces novos mc’s independentes é sempre bom para o cenário nacional e para o próprio ouvinte, que passa a admirar o trabalho de um artista que antes não conhecia e que no fundo, necessita tanto dos fãs em seu início, quanto o público necessita de suas linhas.
No mês de setembro iniciamos o projeto focado em MC’s Independentes de todos os estados brasileiros, foram mais de 50 nomes do Espírito Santo divulgados até o momento e esta é a primeira lista do estado de Minas Gerais. Além disso, temos listas do Rio de Janeiro e Bahia para serem lançadas nos próximos dias. (Lembrando que acumulamos pelo menos 10 artistas de cada estado antes de lançar os artigos)
Não estamos focando em nenhum estado e todos os materiais que recebemos, está sendo avaliado um por um, para ser encaixado no respectivo estado. São bem vindos todas as regiões do país, manos, minas, monas e manas. Se você faz um rap de qualidade ou conhece alguém que faz, indique o nosso projeto para está pessoa.
Abaixo a lista com 12 Mc’s Independentes de Minas Gerais
01- Tulio M
Túlio M é o um rapper da zona norte de Belo Horizonte – MG, inserido na cultura hip hop desde os 10 anos de idade, o mano se envolveu com o movimento através do skate e dança de rua.
Em 2016 lançou sua primeira música no cenário, e hoje em 2020, já possui mais de vinte faixas… entre um EP e duas Mixtapes bem trabalhadas. O mano “Tulio M” comentou que “o maior objetivo é ajudar as pessoas com minhas músicas, letras e conseguir sobreviver disso.” Ouça abaixo a faixa “E dai”, um de seus últimos lançamentos:
02- BOLA
Diogo Patrick Corrêa, vulgo BOLA é um trapper do interior de Minas Gerais, região sudeste do país e faz não só músicas como também se aventura e desabafa através de poesias. O mano reside no bairro Gabiroba e luta contra a desigualdade social e o racismo instaurado na sociedade.
Apesar de estar a pouco tempo na caminhada da música, o rapper está conquistando o seu espaço na cena de sua cidade, tendo como um dos seus destaques, uma love song nomeada de “Horizont“.
O trapper “BOLA” lançou no dia 1º de novembro a faixa “NÃO é filme“, com a produção de dlK e pink, a música relata sobre como é a cena em sua região e sobre a luta para mostrar justamente que não é fácil e, não se trata de “um filme” (ficção) é realidade. Confira abaixo:
03- Falcøne
Falcøne é um trapper/rapper de 20 anos de idade, criado no bairro Nossa Senhora De Lourdes, na cidade de Juiz de Fora/MG. O músico iniciou sua carreira musical no final de 2018, ingressando na cena como youtuber, criador de conteúdo, tendo em posse um canal sobre a mídia do RAP.
Com influência de seus amigos e inscritos, o artista resolveu ingressar na música, já que era uma de suas paixões. Começando com singles de love songs, já acumula mais de 300 mil views em suas músicas. No ano de 2019 começou a gravar profissionalmente, mudando também seu estilo musical e maneira de se expressar nas canções. Neste ano “Falcøne” lançou os seus dois primeiros videoclipes profissionais, mostrando sua real identidade.
Confira abaixo a faixa “Baby Don’t Dream” (Prod. Hong Kong Rec):
04- Ygniz Company
A @ygniz_company, é uma recém criada produtora/gravadora que se encontra em ascensão no cenário underground de Belo Horizonte/MG. A gravadora comentou que “nós da Ygniz prezamos muito pela melhoria do underground, por isso prestamos serviços de qualidade por um preço acessível.”
Recentemente apresentaram ao público uma mixtape colaborativa de seus artistas Zaidan & GC MC, que conta com a produção musical do Capanema e GD Sick. A mixtape intitulada “VYRUZ MIXTAPE”, foi produzida no período de quarentena, e é composta por 5 faixas muito diversificadas, mesclando entre vários estilos diferentes de rap/trap.
O projeto conta com a produção audiovisual de Mateus Menezes, que também é fotógrafo em Belo Horizonte e que ficou responsável por transmitir pelas lentes, cada sentimento que as linhas pretendiam transparecer. | |
Para finalizar a gravadora comentou: “por fim, queríamos dizer que este é apenas o começo de uma trajetória. Os nossos artistas pretendem lançar mais músicas até o final do ano e prometem que iram surpreender o público.” Enfim confira a faixa VYRUZ, com Zaidan e GC abaixo:
5- Vandin
Desde 1993, Evander de Paula é mais conhecido como Vandin, natural de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. Em 18 de agosto de 2008, teve seu primeiro contato com o rap, com Racionais “A Fórmula Mágica da Paz”, e foi quando começou a se dedicar e pesquisar sobre o movimento hip hop. Nessa época já compunha algumas letras de mpb, samba, rock e se inspirava em grandes artistas como: Djavan, Tim Maia, Ivan Lins, Eart Wind Fire, Curtis Mayfield e outos,
No mesmo ano de 2008 ouvindo uma música do Sabotage o artista identificou-se com a letra e levada da canção, a partir dai começou a compor letras de rap com fortes referência em Sabotage, Racionais, Emicida, Wu tang clan, Common e muitos outros. No ano de 2011 participou da sua primeira batalha de mc’s, onde pôde fazer seu nome na região e, se dedicou como MC de batalha até ano de 2014, quando teve a honra de participar de inúmeros eventos de batalha. Resolveu sair das batalhas para dedicar somente a musica aonde teve a oportunidade de apresenta em grandes casas de shows da cidade e região.
Em 2016 entrou para banda impacto 7 uma banda de grande nome na cidade que canta o estilo black music. Com esse tempo todo compondo e se dedicando a cultura, “eu coleciono muita musicas inéditas e também uma grande facilidade para compor rapidamente”, comentou Vandin.
Suas letras falam sobre vivências, historias cotidianas, sempre direcionadas a todos os públicos. Atualmente Vandin mc lançou o projeto “UM PRETO FELIZ” que está disponível em todas as plataformas. Confira abaixo “Uma Década de Hip Hop“:
06- Sirius
Siriu é um artista natural de Juiz de Fora-MG, que iniciou a carreira no RAP perto do final de 2018, com o lançamento do primeiro single chamado Chanchada (produzido, mixado e masterizado por Alibi). Desde então, vem lançando diversas faixas buscando variar dentre as estéticas, enquanto se prepara para o lançamento do álbum Dias de Verão (sem data de lançamento por conta da pandemia).
O artista mineiro participou recentemente do single e clipe de Ela Sabe, com Set, RT Mallone, Brackes Mallone e Jovem Saga. Sua última música lançada foi a Só na Noite feat. Jovem Saga (prod. Imani). Confira abaixo a música “Socadinha“:
Chegamos na metade da lista dos MC’s Indepentes de MG (PT 01)
07- dlK
Davidys D’Luca, mais conhecido como ‘dlK‘, é um morador da comunidade Jardim Gabiroba, em Itabira-MG. Envolvido na arte desde os 13 anos de idade, dlK se destaca dentro da cena regional por ser o seu próprio produtor desde o início de sua carreira, usando apenas beats gratuitos para fazer suas músicas, desenvolvendo projetos com artistas do seu bairro, dando oportunidade para gravarem suas músicas e também, projetos dentro e fora da cidade, como a Batalha Da Lua (BDL).
Projeto que é um dos fundadores, além de trabalhar com os mais variados artistas, está preparando vários feats para os próximos meses, por exemplo com o rapper Alex Emissário, BOLA e Puzion.
‘dlK’ está evoluindo dentro do trap regional e nacional, o seu último single “sei q vc goxta muito“, tem a pegada de batidas de drill, inspirado na música “Pumba La Pumba” do funkeiro MC Magrinho. O mineiro de apenas 18 anos buscar mesclar vivências e desejos, relatando sobre crime, poder e sexo em suas músicas.
Mesmo vivendo uma vida conturbada desde jovem, entre drogas e depressão, o artista se renovou e hoje tenta passar positividade e esperança para os amigos e outros jovens periféricos que desejam seguir seus sonhos; mesmo não sendo um gigante do rap nacional, sempre demonstra em suas músicas que “dinheiro é bom, mas respeito e humildade é a base.“
As músicas do rappers estão disponíveis em várias plataformas digitais, ouça abaixo a faixa “sei q vc goxta mto“:
08- Fredy Nogueira
Frederico Nogueira, mais conhecido como Fredy Nogueira, é um rapper de nascido em Cruzilia – MG e atualmente é residente do interior de São Paulo, na cidade de Pindamonhangaba – SP.
Iniciando em 2013 nas batalhas de rima, o mineiro vem conquistando grande feitos; em apenas três anos já coleciona a marca de 49 títulos de batalhas de rima. Fredy iniciou seus novos projetos unindo flow e harmonia vocal, além de também assinar composições para outros artistas interpretarem, exaltando ainda mais sua qualidade técnica.
Com os últimos lançamentos, o artista demonstrou o seu talento e que busca sempre encaixar um ótimo flow, de pontuais melodias e métricas precisas, assim como letras consistentes e autênticas. Ouça abaixo a faixa “Gato Preto, de Fredy Nogueira:
10- Plata
Taison, é um rapper/compositor de Belo Horizonte/MG. O artista busca cantar sobre a realidade que vive e também sobre as vivências. O artista está apostando suas fichas em seus próximos lançamentos, que pretendem bater de forma grandiosa nos fones dos ouvintes.
O artista comentou: “na cidade que eu moro, faço parte de um grupo com três integrantes, e estamos tentando crescer na cena do RAP com respeito, dedicação e muito estudo”. Confira abaixo a faixa “DRI-FIT“:
11- UAITRÍAD311
No interior de Minas Gerais nasceu o projeto do UAITRÍAD3, um grupo de rap que uniu 3 mentes que pensavam de forma parecida, com o propósito de evoluir na carreira musical.
Com originalidade através de suas construções, o grupo comenta que “está buscando sempre passar a verdade nos versos, seja com com críticas, ou passando mensagens.” Assista abaixo o videoclipe “BLACK SHEEP“:
12- Scan
Scan rap, é um projeto criado por Samuel Vilela aos seus 16 anos de idade, natural de Ouro Branco e morador da grande Belo Horizonte, o artista vem buscando aprimorar e melhorar suas tracks a cada dia, sempre em prol do protesto e seu amor a música.
Influenciado por sua família composta por Dj’s e músicos desde cedo, decidiu se arriscar e colocar as suas letras a prova. Além de compositor o artista também é produtor de suas próprias faixas, e em 2019 soltou seu primeiro álbum denominado “Bem vindo à selva“. Desde então Scan RAP já participou de diversos sons com bandas e outros artistas locais.
Confira abaixo ao videoclipe “A RUA É FLIP“:
LEIA MAIS:
- Abronca prega o respeito e igualdade racial na incisiva “Pelos Meus Ancestrais”
- Favela Vive 4 – ADL, Orochi, Cesar MC, Kmila CDD, MC Cabelinho e Edi Rock, assista agora
- Especial: Conheçam 100 artistas de rap, diretamente do Espírito Santo (01)
- Hormônio da felicidade e do prazer nomeia novo single da cantora Gabriellê
- “O RAP salvou a minha vida” LK O Marroquino – O RAP SOBREVIVE #01