Em entrevista concedida ao gigante dos podcasts e comunicação Joe Rogan, o rapper, ator e compositor norte-americano Wiz Khalifa comentou sobre o seu início de carreira, primeiro contrato assinado e começo de sua paixão pela música urbana. Wiz trabalhava como estagiário em estúdio de Pitsburgo, quando recebeu a sua primeira proposta de contrato.
Joseph James “Joe” Rogan (nascido em 11 de agosto de 1967) é um comediante stand-up norte-americano, ator, artista marcial, podcaster, e comentarista esportivo. … Rogan também é um comentarista do UFC (Ultimate Fighting Championship). (Wikipédia) | |
Logo no início da troca de ideia, Rogan elogiou os rappers por estarem sempre trabalhando, em estúdio:
“Você estava fazendo rap com 15 anos? Quando foi a sua primeira vez no estúdio? Uma coisa que eu realmente admiro sobre muitos rappers é que vocês estão sempre trabalhando. Rapper estão sempre no estúdio!“ Wiz: “Assim se espera” [brincou]. – “tem um aspecto disciplinar nisso que eu não acho que seja apreciado. Você está sempre no laboratório. Você está sempre trabalhando.”
Wiz: “Sim, com certeza, é como treinar. Você tem que trabalhar em cima disso. É competitivo, você tem que estar no estúdio, trabalhar com produtores, você tem que se tornar alguém sabendo que vai ter um próximo, tá ligado? Eu vou para o estúdio desde os 14/15 anos, e era a época que meu pai tinha que falar “Hey sai desse quarto e vai brincar com seus amigos, seja uma criança normal”, tá ligado?'”.
“Tinha uma época que isso acontecia. E mesmo agora eu não faço coisas normais, talvez eu vá para o cinema ou comer no Dave & Buster’s, mas eu não faço nada, eu só vou para o estúdio. É muito melhor tá ligado? Criar.” comentou Wiz Khalifa, refletindo sobre o seu início.
Joe: Qual era a idade quando descubriu que queria ser rapper?
“Eu acho que estava no 3º ano do fundamental. De verdade! (risadas) – (com 9 anos de idade e foi quando escreveu o seu primeiro RAP). “Eu queria ser uma tartaruga ninja e um rapper. E eu acho que ser rapper era mais realístico. Eu estou tentando ser uma tartaruga ninja agora”, brincou.
“Eu assistia clipes de música e lembro de ver o Puffy, o Biggie e Bone Thugs-n-Harmony que era uns dos meus grupos favoritos. Então eu pensei, “se eu conseguir fazer isso, eu vou ficar de boa“‘.
Wiz fez as suas primeiras batidas na pequena “Tascam 4 Track”
“Então lá pros meus 14 anos que foi quando a internet estava realmente popular, você podia baixar sons instrumentais e coisas do tipo, então você não precisava ter um beat nem nada. Foi na época em que eles começaram a introduzir equipamentos para a casa. Tinham um pequeno Tascam 4 Track, uma coisa bem básica mesmo, tá ligado? Então eu comecei a mexer nessa parada fazendo um mini estúdio caseiro“, disse o artista.
“O Fruity Loops saiu e eu comecei a fazer uns beats, o Cool Edits Pro era o programa de antigamente do Pro Tools. E…É foi assim que eu comecei, na criação, colocando as coisas juntas; e por volta dos meus 16 anos fiz um estágio em um estúdio em Pitsburgo, onde literalmente atendia o telefone e entregava recados, ia pegar os materiais de escritório…e como pagamento eles me davam tempo de estúdio. Então eu só gravava fora de serviço e fiz uma 4 ou 5 músicas. E isso se tornou um contrato de gravação. Consegui o meu primeiro contrato com 16 anos.“
…” então eu pensava, como vou abrir um caminho pra mim mesmo? Como eu posso continuar puro, me curtir. Aproveitar o tempo que tenho, mas ficar seguro e me divertir ao mesmo tempo? Era com a música!” finalizou Wiz.
A entrevista foi legendada pelo canal JRE Legendado. Assista acima!!!
LEIA MAIS:
- As 10 minas mais ouvidas do rap nacional (Spotify)
- Em sequência inspiradora, Kawe lança single “Gigante”
- Nauí, Refel e Guerra são os grandes campeões da BDA 4 ANOS em São Paulo
- “O RAP salvou a minha vida” LK O Marroquino – O RAP SOBREVIVE #01
- Negão da BL tem canal roubado por amigo e ex empresário “DJ Luan O Brabo”