Depois de quase dois anos de desgoverno no Brasil, o Setor Proibido e o produtor musical Tibery decidiram lançar a segunda parte de “Primavera Fascista”, que fez sucesso em Outubro de 2018 ao apontar as barbaridades ditas por Jair Bolsonaro, então candidato à Presidência. A cypher é uma das mais aguardadas do ano dentro do rap nacional.
Assim, Tibery reuniu um time de peso, contando com nomes conhecidos nacionalmente para reafirmar mais uma vez que o movimento Hip-Hop possui um lado e é ao lado do povo. Bocaum, Noventa, Mary Jane, Souto, Axant, VK, Akilla e Dudu são os nomes escolhidos para fazerem parte da faixa, para desmascarar ainda mais o fascismo do sistema.
O lançamento que está marcado para esta sexta-feira (23), já tem a sua faixa liberada dentro do Spotify desde a 00h00… o projeto traz, além da música nas plataformas de streaming, o videoclipe dirigido e editado por Ivan Mendes e Vinicius Garcia. Além disso, a mix é assinada por Felipe Artioli, que assim como a galera do audiovisual, também participou da parte 01 de Primavera Fascista.
Entretanto, antes mesmo de ser lançada, a música já enfrentou problemas de censura. Até a véspera da data de lançamento (essa quinta), a única versão autorizada para a distribuição era a que não mencionava o nome de Jair Bolsonaro e sem a presença dos áudios do presidente, que são públicos e de amplo acesso. | |
Com isso, um movimento no Twitter começou a fazer barulho, protestando para que a liberdade de expressão continue sendo assegurada e exercida por todos, ainda mais dentro do cenário do RAP Nacional, onde necessitamos de liberdade de expressão para viver.
A parte um do Primavera Fascista também sofreu censura após o seu lançamento no ano de 2018
Vale lembrar que quando a primeira parte de “Primavera Fascista” foi lançada, há mais de dois anos, também houve um movimento para boicotar o projeto, fazendo com que ele saísse da página do YouTube do Setor Proibido e com direito a campanha de “deslike”, coordenada pela direita por meio do aplicativo WhatsApp. Tentaram, né? rs
Contudo, graças ao apelo realizado pelos fãs nas redes sociais e ao apoio da OneRPM, o quadro foi revertido e a música será disponibilizada em sua versão original e sem cortes, tanto nas plataformas de streaming, quanto no YouTube com o videoclipe. Então não deixe de ouvir assim que for liberada, é de extrema importância.
Sendo assim, nesta sexta-feira, dia 23/10, PRIMAVERA FASCISTA 2 já está disponível nas plataformas digitais e o videoclipe acabou de sair no canal do Setor Proibido. Assista agora:
Ouça nas plataformas digitais!!!
Leia MAIS:
- Coyote Beatz lança modelo de tênis exclusivo em parceria com a marca ÖUS
- Rashid libera mais um videoclipe do álbum “Tão Real”, assista Blindado
- 13 mc’s independentes para você valorizar mais neste ano, enalteça a cultura Hip Hop – (Parte 06)
- O mundo de Mc Soffia: Entrevista sobre o lançamento “Empoderada”