Mc’s Independentes: Como construir um release?

Um pequeno manual para artistas que querem divulgar seu trampo

Um release é um texto jornalístico escrito com o objetivo de promover algo ou algum acontecimento. No caso do produtor artístico, cantor, compositor, produtor musical entre tantos outros profissionais da arte, o release tem por intuito destacar seu trabalho. Lançou uma música e quer jogar para o mundo? O primeiro passo é descrever do que se trata seu lançamento. 

Vamos supor que você seja um ou uma rapper, e tem interesse que um portal divulgue seu trampo. Para ele divulgar, vai precisar saber do que se trata seu lançamento. Então, você deve produzir um texto, curto, objetivo e claro. O ideal é no máximo três parágrafos, cada parágrafo com no máximo 8 linhas, trazendo informações do seu trabalho. Não se aprofunde tanto aqui,  isso deve fica a cargo de uma matéria especial ou entrevista, que não depende mais de você, e sim do portal. 

Assim como muitas assessorias fazem, você pode utilizar um texto padrão para divulgação de seus lançamentos, porém, da mesma forma que o texto deve estar muito bem construído, as imagens anexadas e os links também precisam estar corretos e claro, sempre de fontes confiáveis. Com o intuito de te fornecer mais informações sobre a construção de um release, continue lendo este artigo.

Como construir o texto do seu release? – Tupac no stúdio – Foto: Reprodução

Seja de rap ou de qualquer tipo de trabalho musical, como começar o release?

Na parte inicial do texto você traz as informações que são as mais importantes ou relevantes. O que você tá lançando? é uma música? depois segue com outras respostas: Quem? Quando? Onde? Por que? Como? Esses tópicos vão tornar a construção desse texto mais simples. Desse modo, é importante que o texto esteja em terceira pessoa e corrido.

Contudo, segue o exemplo como suposição:

“ O rapper Mano Brown lança o som Negro Drama, mais novo single lançado em parceria com Edi Rock.  A música conta com produção de Kl Jay e traz versos de protesto contra o racismo e a desigualdade social no Brasil. O trabalho vai estar disponível em todas as plataformas de streaming a partir do dia 29 de fevereiro com o selo da produtora Boogie Naipe.”

Após as perguntas principais estarem respondidas no primeiro parágrafo, os outros você pode usar para reafirmar a sua figura enquanto artista e as características da sua produção. Sem tanto aprofundamento, fale sobre sua carreira, outros lançamentos, se tem outros projetos em mente. Venda sua arte! Aqui, de forma mais geral. Vale lembrar que você deve tomar atenção para a língua portuguesa. Cuidado com erros ortográficos, gramaticais e pontuação.

Atenção, se você tiver dúvidas sobre as palavras, pesquise!

Ficou em dúvida sobre a escrita de uma palavra? Pesquise no dicionário ou em sites confiáveis. O mesmo serve para pontuações e outros detalhes do português. Por fim, se você tem condições de contratar um profissional de jornalismo, relações públicas, marketing ou publicidade, contrate. De fato, valorize esses profissionais, pois podem fazer total diferença na divulgação do seu trabalho. Já pensou uma matéria sobre você em destaque em um grande portal? Isso vai depender de como você se apresenta ao público. 

Existem outros detalhes profissionais importantes na área da assessoria que são muito importantes para qualquer artista, mas para um bom começo, um release bem feito já ajuda bastante.

Com o intuito de lhe fornecer mais informações, veja as demais notícias:

Compartilhar:
Sair da versão mobile