Com o single “Piranha Favelada”, a cantora Mc Taya vem mais uma vez resinificar termos da cultura machista que são usados como ofensa para mulheres pretas. Assim com uma mistura do clássico gansgta funk e o carioca a música teve clipe dirigido por Yan Onawale no Complexo do Nordeste de Amaralina na Bahia. – A cantora tenta quebrar esteriótipos e lutar contra o machismo que é imperado na raiz do Brasil e infelizmente, aparece fortemente no mercado musical.
Taya além de figurinista, é stylist, comunicadora, modelo, produtora cultural, produtora de conteúdo para internet, faz planejamento para publicidade e MC. E desde cedo aprendeu todas essas profissões para suprir as suas necessidades financeiras trabalhando no mercado artístico.
A música que surpreende nas batidas, teve seu processo de produção inspirado no beat do single “Bitch From The South” da rapper Mullatto e ganhou corpo com o famoso sample da música Boyz N the Hood, ícone do gangsta funk e um toque carioca das músicas Jaula das Gostosutas e Mc Marcelly. O beat é do Buarky e foi finalizado por Mu540, que já assinou a produção de outros trabalhos da artista; sendo também o principal braço nas produções do jovem trapper ‘Kyan‘.
“Piranha Favelada é uma mulher bonita, inteligente, gostosa, independente, que sabe o que quer. Ela quem manda! A música resinificara o termo “Piranha Favelada” que aprendemos culturalmente ser algo bem depreciativo à uma mulher, por questões machistas e classistas óbvias e resgata o orgulho que deveríamos sentir através dela, trazendo essa quebra de padrões impostos socialmente”, explica Taya.
Mc Taya abrange sobre a beleza e empoderamento da mulher preta
Mc Taya também é uma influenciadora das redes sociais e traz informações e debates sobre a moda na cultura hip hop, quebra de padrões de beleza e liberdade sexual de mulheres pretas e, dessa forma leva empoderamento para as mulheres que se relacionam com a sua obra.
A artista leva tudo isso para suas músicas de forma consciente e com um tom de deboche que é sua marca. Taya é responsável pelo hit “Preta Patrícia” onde fala sobre autoestima da mulher negra, também pelas músicas TrapStar e Black Friday, sempre sem remediar em suas conotações, busca abranger o máximo de profundidade possível em suas linhas. Já fez parcerias com a Badsista, DJ mundialmente reconhecida, na música Xerecaria e Espumante produzido pela Larinhx.
Enfim, confira abaixo o lançamento “Piranha Favelada“:
Contudo, confira MAIS: