Guilherme Brehm fala sobre carreira e “Favela Vive 4”, no podcast PodFalah
“O próximo Favela Vive, ele vai ter ações no mundo real, na comunidade mesmo e vai ter um doc que eu estou preparando", Guilherme Brehm.
Na última sexta (24), saiu a entrevista que o podcast “PodFalah” fez com o Guilherme Brehm, diretor criativo de projetos musicais da GB ϟ LAB. No começo da conversa, o diretor falou sobre a situação do mercado audiovisual no meio da pandemia, trouxe uma reflexão sobre o rap e sua relação com a Twitch TV, além de mostrar sua visão sobre as mídias socias.
“Acredito muito nessas novas plataformas, porque você vê que é muito cíclico, uma hora a gente tinha o Orkut, hoje em dia fechou, não existe mais (…) Ai teve o Facebook, eu lembro que na época do Orkut, quem tinha Facebook era foda, em 2009 ou 2010 (…) Hoje em dia você vê cara, o Facebook, tipo assim, uma grande parcela dos artistas deixam de lado, é uma rede que está morrendo, mais ainda tem público, essa é uma das coisas que estou estudando na quarentena.”
Guilherme é ex MC do ‘Contra Corrente’
Guilherme era MC e fazia parte do grupo Contra Corrente, porém com o tempo, percebeu que suas produções audiovisuais estavam chamando muita atenção, o que fez ele acabar investindo nesta área.
Ele criou a GB ϟ LAB, um laboratório de projetos audiovisuais musicais que já trabalhou com mais de 100 artistas diferentes. Um dos projetos mais marcantes do diretor, é o “Favela Vive”, que seria apenas uma música do ADL com o Sant, que depois virou um cypher, convidando Froid e também Raillow. Ele contou que o videoclipe seria gravado em um prédio abandonado no meio da mata no Rio de Janeiro, mas por não ter autorização de gravar no local, mudaram de ideia, então acabaram fazendo o clipe em uma laje.
“Se tu ver nas postagens antigas do instagram da GB LAB, eu até coloco, coloquei no dia que a gente gravou, momento histórico pro rap nacional, como te falei, não dava para saber que ia ser histórico, só que o fato de eu ter pensado em uma coisa, muito ruim, não ter dado certo essa coisa (…) Depois que eu gravei e vi o material na câmera mesmo, eu falei, isso é histórico.”
Com o sucesso do cypher, a Pineapple Storm TV decidiu fazer um projeto neste estilo, o que acabou virando o “Poetas no Topo”, que contou com a direção de Brehm.
Guilherme Brehm comenta sobre projetos e Favela Vive 4
No podcast, o diretor contou algumas curiosidades, como o fato do Xamã ter atrasado 5 horas para chegar na gravação do clipe da faixa “Nicole” do Choice, que Baco Exu do Blues mudou metade da letra após a gravação do videoclipe da “Disgraça do ano” e que os vídeos “Colo de Mãe” e “Desabafando” do DK47, foram gravados em uma mesma diária, entre outros.
Em 2019, Xamã convidou Guilherme para fazer o curta “O Iluminado”, para promover seu novo álbum na época. A ideia original era recriar as cenas de todos os filmes que dão os nomes das faixas do disco, porém não foi possível. No curta tem uma cena baseada no “Cães de Aluguel”, pois havia uma música com este nome no CD, porém Xamã decidiu descartar ela dá tracklist.
Na conversa, Guilherme Brehm falou um pouco do que está sendo planejado para o próximo “Favela Vive”.
“O próximo Favela Vive, ele vai ter mais ações do que só um videoclipe, ele vai ter ações no mundo real, na comunidade mesmo e vai ter um doc que eu estou preparando, pra falar do projeto e principalmente pra estimular a economia local nos lugares assim, eu quero usar uma equipe quase 100% da comunidade, pessoas de lá que querem ter oportunidade.”
Hoje em dia, com toda bagagem de aprendizado, Brehm virou sócio do Knust, trabalhando na produção executiva, empresariando a carreira do rapper. Eles possuem um selo juntos e prometem muitos novos projetos.
Ouça a entrevista com Guilherme Brehm: Site • Spotify • Google Podcasts
Conheça o podcast “Podfalah”, já foram quase 70 episódios na trajetória dos manos
Texto pautado por: ‘Podcast Podfalah’
Apresentado por Lucas Pinho e Rodolpho Capelas, o “PodFalah” é um podcast sobre rap nacional, que entrevista diversos artistas e discute sobre os principais lançamentos da cena. O podcast esta quase chegando na marca de 70 edições, cada uma em média com 1 hora, totalizando mais de 60 horas de conteúdo disponível. Entre os vários convidados, já se passaram nomes importantes do rap nacional (como Rashid, Coruja BC1 e DJ KL Jay), assim como novos artistas em ascensão também. Novas edições saem toda sexta e você pode ouvir pelo site ou nas plataformas digitais.