O Portal Rap Dab tem o foco em fortalecer os Mc’s Independentes do cenário, não somente com conteúdos sobre a cultura Hip Hop, informativos ou não, mas também através de um formato diferente de apresentação para o público. Com este intuito em ajudar a cena do rap nacional a se movimentar, criamos o projeto “13 Mc’s Independentes que você precisa ouvir neste ano”.
Este é o quinto episódio deste projeto, que teve seu início em Janeiro e que no total, já foram apresentados 65 novos rappers ao longo desses sete meses, mesclado entre homens e mulheres, buscando espalhar a cultura da melhor maneira. Nossa meta é postar 120 mc’s independentes apenas neste projeto, ao longo deste longo ano de 2020.
O cenário do rap nacional está tão aquecido, quanto os trappers do nosso mainstream atual, como o carioca Orochi que atingiu mais de 210 milhões de views em seu álbum “Celebridade“, ou o caso do menino Sidoka, que recentemente teve a surpresa de receber uma ligação e interesse do americano ‘Gucci Mane‘. São apenas algumas gravadoras que têm forte ascensão no Brasil, mas certamente, isto está prestes a mudar.
Treze “Mc’s Independentes”, para você conhecer melhor em 2020 (PT3)
Porque fortalecer mc’s independentes é tão importante?
Nos dias de hoje, os artistas que estão em seu auge ou pelo menos ganhando o seu merecido retorno financeiro, muitas das vezes não ligam para os artistas menores (menos views) no movimento, mas isto não falando apenas de mc’s ou beatmakers com ascensão, mídias de grande projeção do gênero no país dificilmente criam projetos que englobem apenas artistas desconhecidos e poucas vezes envolvem as minas; claro que muitas já estão se posicionando e mudando este ‘vício‘ apresentado pela grande massa de mídia global, mas ainda precisamos caminhar.
Baseando que a palavra ou gíria “fortalecer“, é utilizada quando uma pessoa está fazendo algo por outra, a troco de ajudar ela de alguma forma à atingir o seu objetivo, ligamos junto com ela a palavra “reciprocidade“, visando que todas as mídias do rap nacional, pelo menos as que falam sobre a cultura como um todo, também são independentes e necessitam deste “fortalecimento” para se manter e sobreviver. (Está mensagem é apenas para aqueles que só criticam nós [mídias]).
Enfim, neste quinto episódio do “13 Mc’s Independentes” temos uma mescla de boombap e trap, com vozes melódicas e outras mais graves, porém cada um com sua originalidade e procede em cima dos instrumentais. Neste vídeo temos os seguintes artistas: Docarmo, Santurpe, A7Chave, Bocaum, Axant, Akilla, Amém ORE, EL Rafa, eNED, Thai Flow, AMTT$, Onnika, Nicolas Roque, Rastro 012 e Sorriso, Mirreiz e Juju Rude.