Caligari é um rapper, produtor que está na caminhada há pelo menos duas décadas, por volta dos anos 2000 o jovem artista já estava compondo em prol do movimento. Em 2003 começou a se arriscar nas produções de RAP, dessa forma o consagrado DJ Caique, também aparece com seus sentimentos através do pseudônimo DR. Caligari, resgatando a essência da cultura em suas construções.
Um dos seus destaques como rapper, é a canção “Emboscada” part Patrick Horla, que traz linhas realistas do seu lado ‘Caligari’ e uma produção impecável pelo próprio DJ Caique. Ele já produziu discos de diversos artistas como Projota, Rashid, Ogi, Terceira Safra, também trabalhando com nomes primordiais para a construção do gênero no país e com a nova geração, assim como MV Bill, Dexter, Rapadura, Kmila CDD, Terra Preta, Primeiramente, Lord, Coruja BC1 e muitos outros.
Em 2019 DJ Caique trouxe para a pista o ‘Coligações Expressivas 5‘, fazendo lançamentos periódicos durante um longo tempo, até formar o projeto completo com 33 faixas únicas e sólidas.
Desde músicas focadas em ideologia, papo reto, até o foco por canções mais ligadas ao entretenimento, o projeto conta com participação de várias gerações da música, assim como: Puro Suco, MC Lya, Kamau, Max B.O, Tubaína, DMN, Nabrisa, Tiago Mac, Cynthia Luz, Edi Rock, MC Guime, L7nnon,Seiva Roxa, ABRONCA e muitos outros artistas.
Confira: DK47 confirma 1º lançamento do seu novo EP, para AGOSTO!
Caligari representa o Hip Hop e traz sua essência nos versos
O termo “responsabilidade afetiva”, que nos últimos tempos foi assunto muito comentado na internet, é abordado em narrativa do MC que retrata sobre a falta de empatia, respeito e todas as suas consequências.
Crescendo ouvindo os clássicos do rap nacional nos anos 90, Caligari é um tradicional MC da cultura Hip Hop, trazendo enfase em assuntos que precisam ser falados e que devem ser tratado com atenção. Em tempos em que a tecnologia avança mais do que os seres humanos, as relações momentâneas e todos os sentimentos gerados devido ao afastamento social, levam a responsabilidade afetiva que infelizmente, deve se fazer ainda mais presente nessas épocas.
“A ideia é mostrar a importância de se responsabilizar, pelas expectativas que você cria em outra pessoa e de ser totalmente sincero com quem você está se relacionando. Não podemos brincar com os sentimento dos outros”, comentou Caligari. “Quando isso acontece alguém vai se machucar e esse tipo de situação pode causar ansiedade, depressão entre outras doenças, consequências graves”, completou sua reflexão.
A música “Responsabilidade Afetiva” teve o vídeo clipe dirigido por Gabriel Solano, que reflete em dois depoimentos reais de um homem e uma mulher que passaram por situações semelhantes. Música está disponível em várias plataformas digitais, ouça agora!
Coligações Expressivas: criador do projeto que já está no seu décimo sexto ano e já reuniu nomes de países como; Portugal, Angola, Moçambique á MCs brasileiros para rimar em mesmos beats, as diferentes nuances da Língua Portuguesa. Participaram até o momento: Sam The Kid, Valete, Bispo, Prodigio, Kid MC, NGA, Djonga, Edi Rock, Kamau, Rapadura, Xis, Luccas Carlos, Haikaiss, Cynthia Luz e muito mais.