Mc’s Independentes: URBAN, um “DEMÔNIO” que vem do Sul

Urban é um artista completo, muito dedicado a seu trabalho e que não mede palavras, muito menos esforço. Conheça o artista de apenas 17 anos.

Uma das características mais interessantes das mídias de rap nacional é, trazer novos mc’s para o cenário, que ainda não são reconhecido; sendo de extrema importância e algo que é prioridade apenas de alguns portais do gênero. A mídia representante do lado Sul do país, os irmão do “Rap Forte“, fizeram uma entrevista exclusiva com o rapper ‘Urban‘, nome promissor e grande promessa para este ano.

Confira abaixo a matéria construída pelos parceiros e fortaleça a indústria de notícias do nosso cenário.

ERECHIM NO MAPA:

O Rap no Sul do Brasil vem conquistando cada vez mais espaço, o Coletivo Cultivamente representa a cena de Erechim, cidade localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul e está a um bom tempo trabalhando duro em busca do seu lugar ao sol.

No início do ano de 2020 durante alguns eventos que cobrimos no extremo sul do país, nós conhecemos a ‘Batalha do 5º Elemento‘. Nas ruas de Erechim encontramos com vários mc’s, que se destacam na cena do underground local, dentre eles ouvia-se falar muito do Nathan Pinheiro Urban, mais conhecido pelo seu último nome Urban.

Coletivo Cultivamente o qual Urban faz parte, é focado na arte urbana e periférica, certamente em prol do movimento hip-hop e com amplo engajamento nas causas sociais, nesse lado sul do mapa.

Urban é um artista completo, muito dedicado a seu trabalho e que não mede palavras, muito menos esforço. Antes que um detalhe passe despercebido o jovem tem apenas 17 anos de idade.

Urban – Verdades Sejam Ditas (Prod. ZZZ Beats)

Troca de ideia do @rap.forte – com o rapper ‘Urban’

Mesmo com as adversidades diárias e a pandemia que vivemos, viemos mantendo contato com Urban a um bom tempo, pois também víamos um grande potencial no artista gaúcho. Durante várias conversas com a nossa equipe, Urban revelou de que forma que o RAP esteve presente na sua vida:

“O RAP tem influência na minha pessoa desde moleque. Eu lembro que o primeiro RAP que eu escutei foi Nego Drama, isso em 2010. Em seguida conheci o álbum do T$G “ Us Fracu num Tem Veiz”, esse foi o marco do bagulho, de som em som eu me arrepiava … Kaskão sempre será uma das minhas principais influências.”

Bom, desde pequeno Urban vem ouvindo só a nata do rap nacional, inclusive cita alguns exemplos como: Marechal, D2, Sistema Negro, 509-E, BK … Porém quando ele conheceu o primeiro trabalho de Djonga o ‘Heresia‘ foi diferente, era tudo o que jovem rapper precisava ouvir. E como ele mesmo nos conta: “Esse trabalho foi como um gatilho mental“.

Assim como o bom rap sempre esteve nos ouvidos de Urban, os perrengues também acompanharam a sua caminhada. Foram várias mudanças de endereço em sua vida, Urban passou por muitas cidades do sul do país, veio então a dificuldade de criar identificação e se inserir apenas em um local. Porém com o passar do tempo, quando ele volta para sua cidade natal, isso já em 2019, foi um dos momentos cruciais em que artista decidiu focar no sonho e também veio a percepção de que todo esse período serviu como uma lapidação em seu trabalho artístico.

“A roda cultural de Erechim já rolava há algum tempo, mas eu comecei a por o nome na folha com 16 anos, tarde afuh. Mas a real é que quando eu estou em uma roda é como estar em casa … Nunca me apeguei pra fazer rima, quem acompanhou tá ligado do que tô falando, várias batalha, vários slam, vários enquadro, tudo pelo que nós ama.”

Confira: NGC Flacko está confirmado como personagem e em trilha sonora do jogo (R.I.O) – entenda.

Transição do freestyle para as composições:

Urban conta que o primeiro trabalho com um certo profissionalismo, foi prêmio de uma batalha vencida por ele, mas a produção até hoje não foi recebida. O rapper não gostou nada dessa situação, mas se manteve firme no propósito e decidiu correr atrás dos objetivos por conta própria.

Foi ai que veio o primeiro som, ‘Introdicção‘. A música foi escrita em apenas duas semanas e quando Urban mostrou para seus amigos, surpreendeu a todos recebendo bastante incentivo para fazer o lançamento, contando com o apoio da Mendez Rec. (O som está disponível no Youtube)

Urban não sabe dizer exatamente o momento em que decidiu focar na carreira artística. Simplesmente as coisas foram fluindo a medida que sua ambição aumentava. Como o próprio Urban diz em suas letras, a ambição é um dos males do homem, mas sabendo dosar essa quantia, ele foca no topo e está em busca constante por desafios maiores, sem se iludir com os elogios.

“Mano eu não posso ser mais um, eu tenho que quebrar tudo na primeira, o dobro na segunda e assim vai ta ligado … Eu preciso ser inovador, para deixar a gurizada de boca aberta quando o meu som tiver tocando.”

Urban comenta que ouve coisas, como “Mano eu nunca ouvi um som que nem o teu”, mas garante que está apenas no início de sua caminhada. Sagaz e cheio de vitalidade segue o pensamento: “Não adianta, antes dos outros botar fé, eu tenho que botar fé, bota a cara e vai .“.

“Eu sou só mais um, 17 anos e cheio de sonhos, sem conto de fada; esse jogo é sujo pra caralho, mas nada me impede de tentar.

Lançamento ‘Verdades Sejam Ditas’

O próximo lançamento de Urban é um som ao beat de trap, mas que retrata a realidade, o nome é sugestivo ‘Verdades Sejam Ditas‘ segundo ele mesmo a música veio após receber alguns pedidos de seu público. A produção desse som que acompanha também vídeo clipe, assim como os últimos trabalhos lançados é mérito de Marcos Holdys, um metaleiro que adora rap. O próprio Urban o define “Ele é um gênio. Katharsis é mais que um estúdio e ele sabe disso“.

O objetivo de Urban como artista é virar a chave, sonhando com o dia em que conseguirá por a sua quebrada no mapa. Com uma ideologia política e social bem definida o jovem pretende de fato, ajudar de alguma forma o país a sair da lama.

Contudo o vídeo clipe do novo trabalho de Urban ‘Verdades Sejam Ditas’ saiu no dia (26), e conta com a produção musical por ZZZ Beats. Inscreva-se no canal do rapper e ouça agora seu lançamento:

Está matéria é dos parceiros do Rap Forte. Para saber mais sobre o projeto independente desta mídia do Sul do país, clique aqui!

Compartilhar:
Sair da versão mobile