Há cerca de alguns meses os seguidores de Gabriel Monteiro, um conhecido youtuber e polêmico policial militar do Rio de Janeiro, foram até as redes sociais do rapper Jota JR (#falatugari), no intuito de convocar um debate entre ambos. Com isto, o artista desafiou e trocou ideia com Gabriel, que aceitou o desafio. – porém sumiu e não responde desde então.
Em seus vídeos o ‘G.Monteiro’ costuma abordar temas de impacto, que gere de alguma forma atenção, visualização; independente se a sua conotação está certa, ou se esta se equivocando na opinião. E ultimamente Gabriel Monteiro têm abordado muito o nome “rappers” em seus conteúdos. Por sua grande maioria, o PM busca sair por cima da situação com títulos sensacionalistas e forçados, como: “RAPPER TENTA ME OPRIMIR EM DEBATE! FUGIU!“, ou “DEU RUIM! RAPPERS VIERAM PRA CIMA! NO AO VIVO!”.
Podemos enxergar claramente na grande maioria de seus conteúdos, que o PM costuma abordar pessoas repentinamente e distraídas nas ruas; colocando em pauta perguntas profundas e muitas vezes com duplo sentido, afim de confundir a resposta de quem está sendo filmado. – Por mais que em algumas vezes a sua opinião possa ser um fato, é difícil entender em qual lado realmente está. Visando que como policial militar, é um servidor público que deveria estar na disposição de sempre servir a população, e não debater e atacar a própria. (Baseando-se em seus vídeos nomeados com “rappers”)
OBS: A crítica aqui é feita para a atitude de atacar a cultura Hip Hop e rappers em seus títulos e vídeos, nem todos seus conteúdos são extremistas, sensacionalistas ou errados. Porém, quando se abrange e cria-se coragem para falar sobre uma cultura, é necessário muito conhecimento e estudo para continuar no tema, é fácil aparecer somente quando convém.
Jota JR explica o contexto e motivos de convocar o debate com Gabriel Monteiro
O rapper carioca se pronunciou mais uma vez, nesta tarde sobre o acontecimento: “Para quem diz que eu estou querendo hypar, que não entende o porque falamos tanto do Gabriel Monteiro, que eu estou querendo me amostrar, vou explicar – desde quando comecei a fazer meus vídeos, muita gente vem na minha direção, mandar mensagem dizendo que eu preciso debater com Gabriel Monteiro, que eu precisaria falar com ele para me colocar no meu lugar.”
“Se forem nas minhas publicações antigas, nos meus vídeos sobre a comunidade e favela, você encontra comentários dos fãs de GM falando que eu deveria fazer um debate. Eu aceitei a ideia e o convidei para fazer um debate, apesar de ter aceitado, ele sumiu e não respondeu mais.”
Após ele sumir neste meio tempo, o Monteiro fez vídeos ligados ao tema “rapper”, e sempre induzindo para seu público que humilhou de certa forma, algum artista. Ou que foi mais um herói sem capa.
“Tem muita gente criticando a página Rap Dab; – ah virou política? Se você não sabe o Hip Hop e RAP, estão diretamente ligados a política, a falar sobre a sociedade, entendeu?. Então quem diz que uma página de RAP não pode falar sobre isso, é um imbecil e precisa trocar de movimento ou rever seus conceitos sobre o que é Hip Hop e o que é o RAP. Quando a gente fala que é ‘voz das periferias, é exatamente isso”, indagou Jota.
Abordando também que, “já que ele gosta de colocar sempre a nomenclatura de rapper, em qualquer pessoa, que nem rapper é, que ele faz uma “esculachada” na internet. Pra mim é ele que está querendo hypar em cima do RAP.” – Entenda o motivo de todo o assunto e veremos até quando Gabriel irá atacar a cultura e fugir de debates necessários.
Contudo, assista abaixo a visão do rapper Jota JR: