Devasto traz Cristal, Geenuino e Trulin em lançamento ‘Ouro no Dente’

Em lançamento Devasto convida nomes únicos do cenário, e Henrique (Quadro em Branco), reflete sobre a carreira do produtor e artistas.

O icônico produtor Devasto traz mais uma pérola para o cenário do Rap Nacional, deste vez convidando a incrível ‘Cristal, Trulin e Geenuino o Pai’ no vídeo clipe ‘Ouro no Dente‘. Faixa está disponível em todas plataformas digitais!

Em reflexão mais aprofundada sobre a carreira do produtor e intuito deste projeto do Devasto, o mano Henrique do canal ‘Quadro em Branco‘, construiu uma pauta em referência a ‘Ouro no Dente’, e todos seus participantes. Trazendo uma linguagem única e certamente precisa em meio a construção de suas estrofes. Confira abaixo!

Confira: “Quem perde a essência são os mc’s, não o RAP” – Nego Max

– Desde que voltou a chamar atenção da cena nessa nova onda do rap chegando com força também nas mídias digitais, Devasto, que leva “prod” ao final do nome quase como uma bandeira da própria função e papel dentro da criação musical.

Percebe-se um olhar atento às mudanças de geração, quando juntou Mano Brown, Emicida, Rael, Rincon, Bk e Djonga na mesma música, “O Céu é o Limite”, hoje chegando na marca de 9 milhões de visualizações.

Mudanças não como um processo de substituição, como se aquilo que antes existia desaparecesse. Mas como uma verdadeira passagem de bastão, as formas se atualizando e só podendo existir porque antes, outros correram pelo caminho. Mas a percepção da chegada de uma nova geração já estava lá, um diálogo entre épocas.

– E como os tempos são cada vez mais rápidos, as gerações também correm como nunca. Os artistas que surgem agora, como os presentes no novo som, Ouro no Dente, lançado no último dia 19, já é de uma gurizada que se inspirou em manos e em minas que se inspiraram em rappers que o Devasto cresceu trabalhando junto.

Reflexão sobre o Cristal, Geenuino e Trulin

– Mas como personas jovens não poderiam deixar de ser, Cristal, Geenuino e Trulin trazem novidades também: uma musicalidade mais atualizada, moderna. Melodias que se sentem a vontade no trap mas que também se adaptam e se moldam as decisões criativas de composição e viradas do produtor; – mas preservando também uma noção de individualidade, personalidade, auto-estima e consciência social que surge de toda essa efervescência.

E que não tenha soado estranho também o uso da expressão “gurizada”, porque se tem outra pauta extremamente atual no meio disso tudo, é a descentralização. Olhar, e esse clipe é como um telescópio que nos aproxima dessas luzes, pros outros lugares que vem fazendo arte.

– Como a Cristal já falou em outras ocasiões, “tem Preto no Sul”. E ainda bem que não estamos falando no vácuo, aqui o som propaga, e depressa, nos ensinando que não existe nada mais social do que cantar a própria experiência, a partir da própria experiência, como uma conversa com o próximo.

– Sorte a nossa o maestro dessa vez ser um produtor que entende tanto que as gerações não param de mudar, não muito diferente de cada um. Velocidade que também se reflete em tecnologia, com Devastoprod assinando inclusive a direção do clipe, entendendo o rap como uma mídia especialmente áudio-visual. Sempre foi um movimento de muitas frentes, afinal. E o que essas vozes tão plurais tem em comum? O fato de que, de longe ou de perto, com a luz correndo tão rápido quanto esse clipe pode chegar até você, todas elas brilham, como Ouro no dente.

Enfim, com uma construção incrível do Henrique, foi possível entender um pouco mais sobre o projeto e ambos os artistas. Assista agora o lançamento:

Texto: Henrique [Quadro em Branco]

Compartilhar:
Sair da versão mobile