Morre Theodosina Rosário Ribeiro, primeira negra a ser eleita vereadora em SP

Procurou em toda sua carreira, combater desigualdades raciais. Ganhando reconhecimento nacional, por suas lutas.

Aos 89 anos de idade, nesta quarta-feira (22), faleceu Theodosina Rosário Ribeiro, a primeira mulher negra a ser eleita na câmara em São Paulo.

Nascida em 1930, na cidade de Barretos, interior de SP, Theodosina estudou Letras na Universidade de Mogi das Cruzes e foi para a capital paulista, com o propósito de ter uma vida melhor. Trabalhando como professora, por consequência diretora de escola, atuando também como advogada.

Por fim em 1968, foi eleita pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Em seguida, dois anos depois em 1970, elegeu-se para a Assembleia Legislativa.

Se destacando por suas lutas sociais, defendendo sempre causas sociais, a vida da mulher e do povo negro. Sendo a primeira negra a ser eleita, apesar do grande tempo de espera causado por um sistema racista.

Prêmio Theodosina Ribeiro, faz homenagem as mulheres

CONFIRA: Produtor Mãolee está com Covid-19

Com uma iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB), aconteceu em 2014 uma homenagem as mulheres, com o prêmio nomeado “Theodosina Rosário Ribeiro”. Contudo destinado a entidades de mulheres ou mulheres que se destacaram em razão da sua contribuição ao enfrentamento da defesa dos direitos das mulheres e da descriminalização racial, no estado de São Paulo.

Com mais de 50 anos na carreira política, Theodosina tornou-se a segunda vereadora mais votada da capital, dois anos após ingressar. Deixando o seu legado entre inúmeras sessões, com discursos poderosos e muito poder de voz. Também era membro da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.

Enfim esteja em paz guerreira, você foi e sempre será inspiração para inúmeras mulheres. Confira a homenagem da grandiosa Leci Brandão:


Compartilhar:
Sair da versão mobile