A importância da Batalha de Rima no cenário brasileiro

As rodas de Batalha de Rima que surgiram nos anos 2000, estão mais populares do que nunca. Revelando de fato dezenas de novos artistas todos os meses.

Desde o seu surgimento no Brasil aproximadamente nos anos 2000, a batalha de rima se popularizou em meio a crescente do gênero no país.

A Liga dos Mc’s criada em 2003 em Belo Horizonte pela Brutal Crew, foi uma das principais competições de freestyle do território nacional, conseguindo atenção da grande mídia, sendo televisionados duelos na MTV Brasil, no programa Yo! MTV Raps.

Entretanto sendo substituída em 2013, com o projeto “Duelo de Mc’s” organizado pelo Família de Rua. Sem deixar o nível cair, evidenciando cada vez mais organicamente, a nova geração.

Consequentemente por seu nível elevado de lírica, com reflexo de poesias, o projeto acabou revelando na época, nomes que hoje são referências, assim como: Slim Rimografia, Max B.O, Funkero, Maomé, Douglas Din e também o grandioso Emicida.

Manter a conduta, o respeito e disciplina nas linhas, era uma tarefa quase impossível para quem competia com o E.M.I.C.I.D.A. (Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte) ou “Assassino das batalhas”, que venceu onze vezes consecutivas a batalha de MC da Santa Cruz e por doze vezes a Rinha dos MC.

Seu primeiro sucesso foi o clipe “Triunfo”, lançado em 2008 levando a força da sua voz, ainda em tempos de freestyle. E no ano seguinte, lançou sua mixtape de estréia, com 25 faixas únicas, “Pra quem já Mordeu um Cachorro por Comida, até que eu Cheguei Longe“, pela gravadora Laboratório Fantasma. E que hoje é um dos principais nomes da cultura Hip Hop no país.

Influência da Batalha de Rima em 2020

Apesar de se passarem quase uma década desde o seu surgimento, o avanço da tecnologia, ou seja da internet, com câmeras nos celulares facilitaram em grande parte, o acesso das pessoas a esse tipo de conteúdo.

Assim sendo as rodas de freestyles estão mais fortes do que nunca, como resultado atingindo milhões de espectadores em apenas uma edição. Podendo hoje garantir prêmios em roupas, produções, dinheiro, algo que nem sempre foi possível, em conclusão elevando os artistas que ali estão.

Por exemplo, a Batalha da Aldeia que é a maior representante de batalhas do país, que consequentemente após anos de muito esforço entre os colaboradores, está alcançando o seu ápice em meio a cultura.

Falando com uma visão geral, as batalhas em si, têm crescido de forma estrondosa em todos seus projetos, assim, certamente revelando grandes nomes para o nosso cenário.

Como: Orochi, Jaya Luck, Kant Mc, César MC, Jhony, Azzy, Mc Sid e muitos outros nomes, que estão mensalmente acrescentando projetos em meio a cena. Com a vivência plenamente underground, ou não. Porém sempre exaltando o R.A.P em suas vestimentas, forma de falar e no respeito.

E você, curte batalhar ou assistir duelos de freestyle? Aproveite para crescer em meio a cena! Confira abaixo, a final do último Duelo de Mc’s que aconteceu em Dezembro de 2019:

Compartilhar:
Sair da versão mobile