Você sonha em sobreviver de RAP? Aproveite 2020 para crescer

O gênero do RAP é o que mais cresce em todo planeta. A cada mês surgem dezenas de novos mc's na cena, muitos com o propósito igual: Sobreviver de Rap.

O Hip Hop foi o gênero que mais cresceu nos últimos anos em todo planeta, com isso centenas de novos artistas surgem todos os meses, em busca de um lugar ao sol no meio da disputada cena, sendo americana, ou brasileira, quem está iniciando em sua carreira na música, ou quem está a anos na correria, busca o seu grande sonho de Sobreviver de RAP.

Certamente inúmeros produtores de conteúdo, jornalistas, produtores musicais/vídeos, buscam a mesma meta dos artistas, ser reconhecido por seu trabalho autentico, conseguir ganhar dinheiro e sustentar a família com o seu sonho, mantendo a inspiração sempre em alta.

NGC Borges está trabalhando em seu primeiro álbum

Com isso enxergamos cada vez mais influenciadores crescerem em sua importância, de fato os beatmakers passaram a se lançar, em meio de álbuns colaborativos, mesclando a cultura funk com ritmos do trap, como faz o “WC no Beat” por exemplo.

De fato a cena se profissionalizou na última década, sem perder o seu valor histórico, mc’s buscam enfatizar a raiz brasileira em grandes composições. Samples do MPB, do rock, samba e funk são apresentados de forma única, expressando um ponto de vista periférico e vivenciado por cada artista.

Que por alguns críticos, é considerado um estilo copiado da gringa, mas quem realmente acompanha os lançamentos e toda movimentação, entende o momento estamos vivendo.

Favela Vive – ADL feat Sant, Froid e Raillow

O rap nacional atual

Cyphers de proporção gigantesca como Favela Vive e Poetas no Topo, alavancaram a cultura Hip Hop no país nesses últimos anos. Vendo que apensar da ascensão do gênero ter chego novamente nos anos 2000, dando uma estagnada em consideração as mídias nos anos seguintes. Mas crescendo novamente em 2006/2007 com a chegada de nomes fortes.

Cone Crew Diretoria, Emicida, Kamau, Rashid, Flora Matos e muitos outros. Certamente acabaram levando o rap nacional para outro estágio, no meio da música brasileira, construindo enfim um mercado que começaria a render grandes frutos.

Sobreviver de rap é possível?

Com certeza é possível sobreviver do seu sonho, mas precisamos ser positivos e pacientes. Pois o pensamento da grande maioria, é que para ganhar ascensão é necessário fazer grandes investimentos financeiros e pronto. Mas em primeiro lugar, arrumar bons contatos podem te ajudar a ganhar visibilidade, com disciplina e respeito acima de tudo.

Mesmo que para alguns sobreviver de rap, signifique contar mentiras e inventar histórias em versos para impressionar, os maiores nomes da geração atual, representam o Hip Hop em todos seus aspectos.

Como: Dj Caique, Coruja Bc1, Clara Lima, Devasto Prod, ADL, Souto Mc, Primeiramente, Drik Barbosa, Djonga, Bivolt, L7nnon e dezenas de nomes que agregam diariamente, na vida de cada ouvinte de Rap Nacional.

Poetisas no Topo – Pineapple Storm

De fato é necessário você ter um investimento inicial, precisará de profissionais trabalhando em sua música. Seja para produzi-la, fazer mixagem/masterização, ou na produção de alguma arte visual, como lyric vídeo ou vídeo clipe.

É possível achar ótimos trampos com preço totalmente justo em meio a cena, basta procurar com seriedade e paciência. É claro, que se você chamar um mano com muitos seguidores e reconhecimento, o valor irá aumentar, consequentemente.

Trabalhos independentes

Se você focar em quem está no corre independente, assim como você, com certeza fará um grande negócio. Isso se não fidelizar alguma parceria de forma mútua, fazendo com que ambos ganhem com os projetos, sem precisar investir muita grana.

Procure mídias do gênero para te ajudar há alcançar um público mais amplo, são mais de 10 portais (que levam a sério) e podem te ajudar de alguma forma a crescer em meio a cena.

Enfim, ache as melhores formas de se apresentar para o público que chega em sua rede social, desse modo mantenha o seu perfil organizado, com fotos de projetos atuais, gravações de clipes, e uma das coisas mais importantes, sempre deixe o link do seu canal na sua bio.

Invista tempo em seus projetos, não lance nada até que sinta que está exatamente da forma que lhe agrada. As vezes deixamos a pressa nos levar, desse modo acabando que não focamos na qualidade, apenas na produção. E isto é o que não deve ser feito, busque se profissionalizar em seus trabalhos, estude diariamente na internet. Busque gastar suas moedas com livros, ao invés de drogas e álcool.

Dessa forma com experiência de vida, você certamente irá se encontrar no seu melhor estágio, assim podendo alcançar os seus respectivos sonhos. Acredite no seu corre irmão, tudo nesta vida é possível! Fé

Assista o vídeo abaixo, para melhor reflexão:

Compartilhar:
Sair da versão mobile